Em um gesto de solidariedade em meio à dor, a família de um jovem de 24 anos, vítima de um grave acidente de moto, autorizou a doação de seus órgãos. A captação foi realizada sexta-feira (18), no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, marcando a primeira captação múltipla de órgãos feita no hospital em 2025.

Foram captados o fígado, os dois rins e as córneas do doador. O fígado foi enviado para Fortaleza (CE), os rins para Recife (PE) e as córneas foram encaminhadas à Central de Transplantes de Teresina (PI), seguindo a fila nacional do Sistema Nacional de Transplantes, conforme a compatibilidade entre doador e receptor.

A operação contou com a atuação de uma equipe composta por 10 profissionais de saúde do HEDA e do Hospital Getúlio Vargas (HGV), além do apoio logístico da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Em um momento de dor, vivenciamos também um gesto de empatia e amor ao próximo. A doação autorizada pela esposa e pelos pais do jovem representa vida para outros. E na simbólica Sexta-feira da Paixão, esse ato ganhou ainda mais significado”, afirmou Nadja Freitas, coordenadora da Comissão de Doação de Órgãos do HEDA.

O diretor técnico do hospital, Dr. Carlos Teixeira, também destacou a importância da união de esforços para que ações como essa sejam possíveis. “É uma decisão que transforma luto em esperança para tantas famílias”, declarou.

Importância do “sim”

De acordo com a Central Estadual de Transplantes, até o dia 29 de março, 427 pacientes aguardavam por um transplante de córnea no Piauí e 505 pessoas esperavam por um rim.

Para ser doador, não é necessário registrar em documento: basta comunicar à família seu desejo de doar, pois são os familiares que autorizam a doação após o falecimento.

A primeira captação de órgãos feita no HEDA aconteceu em novembro de 2024. A expectativa da equipe é de que mais famílias digam “sim” à vida.