Palestra e discussões abordam práticas de inclusão de surdos na educação
Promover a aproximação entre pessoas surdas, professores e sociedade através do compartilhamento de experiências foi uma das ações ocorridas no Ciclo de Palestras de Educação bilíngue para surdos, que chegou a oitava edição, e na manhã desta sexta-feira (03/05) foi realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Parnaíba (APAS), no auditório da Escola Roland Jacob.
Segundo Lindalva Nascimento, presidente da APAS, o evento ainda está na programação Dia Nacional da Libras (Língua Brasileira de Sinais), que foi comemorado na terça-feira (24/04). Ressaltou ainda que estas pessoas precisam trabalhar e conviver em sociedade, por isso a necessidade de mais avanços. Fomentar discussões sobre caminhos e construções possíveis de uma educação adequada e de qualidade que atenda aos surdos de Parnaíba é objetivo.
Segundo Francilane Lima, professora de Libras, as discussões em torno de evento como este aproximam a sociedade da comunidade surda. Jó Carlos, tradutor de Libras, há pessoas com mais interesse na Libras; mas ainda não é o suficiente. Na oportunidade foi realizada uma mesa redonda com o tema: “Caminho para a Aplicação da Proposta de Educação Bilíngue para Surdos”. Gradualmente Parnaíba tem na inclusão da pessoa surda, mas a realidade adequada ainda é distante.
Por Daniel Santos