O senador Elmano Férrer (PTB-PI) comentou a tragédia do rompimento da barragem de Mariana (MG) e alertou para que outras barragens devem ser monitoradas em todo o País, para evitar novos acidentes.
Elmano citou o trabalho do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, que construiu inúmeras barragens durante décadas, que foram entregues “ninguém sabe a quem”. O senador ressaltou que está em vigor há cinco anos a política nacional de segurança de barragens, mas lembrou que a falta de cuidado com a segurança deve-se à crise que desgasta as funções do Estado.
“Vejo uma deterioração do Estado brasileiro e, sobretudo, se considerarmos como nasceu e para que nasceu o Estado – ou os Estados no mundo. Então, a crise do Estado está gerando todas essas crises que nós estamos vivendo”, afirmou o senador.
No Piauí, tragédia semelhante a de Mariana aconteceu em 2009, quando a barragem de Algodões I, em Cocal, rompeu-se matando 15 pessoas e desabrigando centenas delas, em Cocal e no município de Buriti dos Lopes.
Fonte: Jornal O Dia