A reunião entre os deputados federais e senadores, que compõem a bancada federal piauiense, realizada ontem, dia 26, em Brasília, definiu que os recursos referentes às duas emendas de bancada a que os parlamentares têm direito serão destinadas às universidades Federal e Estadual do Piauí.
Serão R$ 150 milhões para cada uma das instituições, que deverão investir na melhoria da qualidade do ensino. “As duas instituições nos apresentaram planos de trabalho nas áreas de expansão, equipamentos, ciência e tecnologia e assessoria técnica”, explicou o deputado federal Assis Carvalho (PT), acrescentando que, com os possíveis cortes no Orçamento, os valor da emenda deve ser reduzido para R$ 50 milhões.
O coordenador da bancada federal, deputado Jesus Rodrigues (PT), explicou que, como são 15 emendas de bancada no total e o Piauí possui dez deputados e três senadores, ficou decidido que cada parlamentar indicará uma emenda e as duas restantes seriam definidas por todos.
O parlamentar adiantou que pretende destinar sua emenda à contratação de um estudo de viabilidade do projeto que prevê a canalização da água do rio Parnaíba para abastecimento de municípios do semiárido piauiense, através de adutoras.
“Vou solicitar o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para o projeto Artérias do Parnaíba. O recurso será encaminhado e o Ministério da Integração deverá fazer a licitação”, explicou.
Fonte: O Dia