Foto: Divulgação

Parnahyba e River-PI começam a decidir o Campeonato Piauiense 2013 neste domingo, dia 12 de maio. Trata-se de um confronto inédito em final, envolvendo os dois maiores campeões estaduais do século 21. Juntos os dois clubes somam sete títulos de um total de 12 disputados desde 2001. O Galo levtantou a taça em três oportunidades e o Tubarão em outras quatro, sendo o atual campeão.

E os dois clubes chegam a final em situações distintas. O Parnahyba conseguiu ser finalista ao vencer duas vezes (tempo normal e prorrogação) , de forma surpreendente, o Flamengo-PI. Isso após ter perdido a primeira partida da semifinal. O detalhe é que o time do litoral passou por várias turbulências durante toda a competição, enfretando atrasos salariais, greve de jogadores e ameaças de não entrar em campo.

Do outro lado, o River-PI se classificou para a final se utilizando do regulamento. O clube que ao contrário do Parnahyba teve uma primeira fase da competição totalmente tranquila, com a melhor campanha entre todos os times, teve dificuldades na semifinal. No primeiro jogo venceu o Piauí por 2 a 1. Mas, na segunda partida, o Galo foi surpreendido com a virada do Enxuga Rato nos minutos finais e perdeu pelo mesmo placar. O tricolor só garantiu a classificação após um empate sem gols na prorrogação.

O primeiro confronto da final está marcado para começar às 16h, no estádio Mão Santa, em Parnaíba, tendo Francisco Pereira de Lima Júnior, como o árbitro do jogo.

Escalações:

Parnahyba: Sem Eridon e Totonho, Moroni deve substituí-los por Marcos Gasolina e Luciano. No restante da escalação, Moroni deve manter os jogadores que atuaram no último jogo da semifinal. Assim, entram em campo: Aranha; Ivan, Marcos Gasolina, Gilmar Bahia e Rian; Ramon, Idelvando, Luciano e Capela; Fabinho e Zé Rodrigues.

River-PI: Sem poder contar com Maranhão, Edson Porto deve colocar Isael William na posição. Além do meia, o treinador testou o atacante Curiri. O goleiro Robinho foi poupado do último treino, por conta de uma virose, mas não deve ser problema na escalação, que contará com: Robinho; Totty, Aderaldo, Jó e Zé Rodolpho; Célio, Neto, Jeferson e Thiago Marabá; Isael William e Anderson Kamar.

Fonte: Globoesporte.com