Ferrim, treinador do Picos

Na última posição do Campeonato Piauiense, o Picos precisava vencer de qualquer forma o confronto contra o Parnahyba. Só que ainda não foi desta vez que o time da Cidade Modelo colocou de lado a má fase.

Jogando em seus domínios, porém com poucos torcedores no estádio Helvídio Nunes, o Zangão  pressionou, mas não conseguiu sair do 0 x 0 contra o time do litoral.

Com o placar, o Picos somou somente mais um ponto na tábua de classificação, chegando agora a 11 pontos e  agora dividindo a lanterna da competição com o 4 de Julho. Pior, com a vitória do Piauí no confronto com o líder River-PI, o Enxuga Rato retornou ao G-4 com 17 pontos ganhos. Com isso, o Zangão só pode chegar a mesma pontuação do time da capital.

Com esses resultados, isso significa que matematicamente os Picos ainda têm chances de classificação. Porém, ela só acontecerá com uma grande combinação de resultados. O time da Cidade Modelo vai precisar vencer seus dois últimos compromissos e torcer para que, pelo menos, o Enxuga Rato não vencer mais, além do que precisaria perder de goleada.

Já o Parnahyba, com o empate vai a 19 pontos e permaneceu na terceira posição. Ainda não garantiu sua classificação, mas precisará apenas de uma vitória na próxima partida, contra o 4 de Julho, no dia 20 de abril, em Piripiri. Quanto ao Picos, sua próxima missão dentro da competição está marcada para, também, o dia 20 de abril, contra o Cori-Sabbá, em Floriano.

Pressão picoense

Pressionado pelo torcedor e, claro, pelo posicionamento na tabela de classificação, o time do Picos começou bem a partida. Tadeu e Jarbas tiveram boas chances de abrir o marcador logo nos primeiros minutos do primeiro tempo. Escalado com três zagueiros e mostrando cansaço, o Parnahyba apenas se defendia.

Mas, aos 24 minutos, aconteceu o grande perigo de gol. Paulo Roberto recebeu livre na entrada da área do Tubarão. Mas, ao invés de tocar ou tentar driblar, chutou forte e a bola resvalou na defesa do time do litoral, indo para fora. No escanteio, cabeçada para fora, sem perigo para o goleiro Aranha.

Osvaldo, zagueiro do Picos que pediu dispensa (Foto: Renan Morais/GLOBOESPORTE.COM)

Aos 37 anos, Roni e Eridon se estranharam, após uma jogada na intermediária do Parnahyba. Jogadores dos dois times os separaram evitando algo pior. O árbitro Francisco Pereira de Lima Júnior interveio e somente advertiu os dois jogadores.

Logo após, Tadeu fez falta em Samuel que tentava progredir para dentro da área. O árbitro da partida rapidamente lhe aplicou cartão amarelo. Na cobrança, bonita triangulação de bola pelo time do Parnahyba, que deixou Ivan livre na entrada da área. Na batida, a bola foi para fora.

A resposta do Zangão aconteceu logo em seguida. Fábio recebeu livre na intermediária e de fora da área bateu forte. Aranha estava atento e conseguiu fazer bela defesa, colocando a bola para fora. Na cobrança do escanteio, nenhum perigo.

No final do primeiro tempo, tudo igual. Os dois times foram para os vestiários sem abrir o marcado.

Sem mudanças

No primeiro tempo, o jogo já foi morno. Na volta para o segundo, então, parece que os dois times já estavam classificados. Sem muitas criações, Picos  Parnahyba continuavam tocando bola para os lados sem muita criatividade de ambos os lados.

Aos cinco minutos, o árbitro premiou o zagueiro Totonho, do Parnahyba, com cartão amarelo que segurou o atacante Jarbas, quando tentava progredia para dentro da área. Na batida da falta, bola por cima da meta do goleiro Aranha, sem perigo.

E o que se viu em seguida foi um jogo duro, com o Picos tentando furar a forte zaga do Parnahyba, que por sua vez procurava segurar o resultado. Cansado e jogando fora de casa, o time azulino do litoral se beneficiava com o empate. Já o Picos, com apenas mais um ponto ganho, fechava sua participação no Campeonato Piauiense.

Aos 20 minutos, Fabinho recebeu livre pela ponta direito, tocou na frente, e na disputa de corpo com Osvaldo, caiu e pediu falta. O zagueiro fez cobrança acintosa contra o árbitro, pedindo falta, e terminou recebendo mais um amarelo para o time do Picos.

Mostrando desespero, o Picos foi de qualquer forma ao ataque e não conseguiu furar o bloqueio do Tubarão. Em cobrança de falta, aos 34 minutos, o Zangão ainda tentou fazer o gol. Mas, na cobrança Jairo chutou forte e a bola passou bem acima da meta de Aranha. E assim o jogo permanecia 0 x 0.

E aos 35 minutos da segunda etapa, o melhor lance do jogo. Em bela jogada de Tadeu, ele cruzou na área e boa passou bem a frente da meta do Parnahyba. Alan ainda mergulhou, mas não conseguiu alcançar a bola. O árbitro ainda viu um desvio de cabeça da zaga do Tubarão. Na cobrança do escanteio, bola para Aranha. No final, o jogo terminou mesmo sem movimentar o placar.

Fonte: Globoesporte.com