Concluir as principais etapas educacionais é uma meta da grande maioria dos brasileiros. De acordo com dados levantados em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais da metade dos adultos com 25 anos ou mais no Brasil não concluiu o ensino médio. 

 

O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) visa beneficiar em especial essas pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na educação básica em tempo regular.

 

Acontece que quando o aluno não consegue obter a nota mínima nas áreas de conhecimento dessa prova, é no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) que ele consegue através da declaração de proficiência com a nota parcial, ter uma segunda chance de terminar o ensino fundamental e médio. “Quem deve procurar o CEJA Jonas Correia são aquelas pessoas que não sabem como aproveitar a sua nota, que fica esperando uma outra prova do Encceja para concluir o ensino médio ou ensino fundamental. Aqui, ele trazendo essa nota da proficiência, que é a nota obtida nas áreas que o aluno logrou êxito, essa nota pode ser somada até com a nota aqui da nossa escola”, explicou. 

 

E mesmo com a pandemia de covid-19 o trabalho dessa instituição não parou. Uma equipe de profissionais da unidade se manteve ativa a fim de levar educação aos alunos. “Durante a pandemia nós continuamos com nossos alunos, formamos um grupo para cada sala e nós temos as aulas remotas. Também temos a entrega de atividades digitais.”, disse.

 

Estudantes de outras cidades que compõem o litoral piauiense também são beneficiados pelo trabalho desenvolvido pelo Jonas Correia, já que é a única unidade escolar do litoral piauiense que tem como foco principal jovens e adultos que não foram aprovadas integralmente nas áreas de conhecimento do exame.