Parnaíba: desenvolvimento, crescimento populacional e o novo status de Região Metropolitana
A cada dia que se passa, Parnaíba, antes apenas uma cidadezinha do interior do Piauí que tinha um ritmo de vida mais calmo, vem se transformando em um grandioso centro urbano que atrai pessoas de diversas partes do país.
A localização privilegiada de Parnaíba, próxima às belas praias do litoral piauiense, tem sido um dos principais atrativos para gente de todo canto do Brasil. Há pouco mais de três anos, Marcos e Gesiana vieram do sudeste do país para desfrutar de uma vida mais tranquila em Parnaíba, e não se arrependem dessa decisão.
“Eu vim visitar Parnaíba a passeio, e gostei […] Em São Paulo eu trabalhava das 6 da manhã até as 10 horas da noite, chegava em casa 11 horas de domingo a domingo. E aqui o comércio me favoreceu nesse sentido, de trabalhar das 8 às 18 horas, então isso me proporcionou uma qualidade de vida melhor”, explicou o gerente de loja Marcos Gonçalves.
“Aqui eu consegui uma qualidade de vida pelo clima de interior com uma estrutura de cidade grande. Então aqui eu encontrei os dois mundos”, disse a esposa de Marcos, Gesiana Leal.
Parnaíba não cresceu apenas em relação à sua infraestrutura. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o último senso demográfico realizado na cidade apontou o crescimento populacional no município, reafirmando seu status de segunda maior cidade em número de habitantes do estado do Piauí.
“O senso demográfico de 2022 do IBGE apontou que Parnaíba continua sendo a segunda maior cidade mais populosa do Piauí, com 162.159 habitantes. Em relação ao senso de 2010, Parnaíba teve um incremento de 16.454 novos habitantes”, revelou Eyder Mendes, superintendente de disseminação de informação do IBGE no Piauí.
As rodovias ao redor de Parnaíba, antes tranquilas e pouco movimentadas, agora enfrentam um fluxo constante de veículos. A cidade, que antes era marcada pela predominância de bicicletas nas vias, viu suas ruas e avenidas serem tomadas por milhares de carros.
O aumento no número de veículos reflete o progresso econômico e a melhoria do poder aquisitivo dos parnaibanos, mas também exige maior atenção à infraestrutura urbana e mobilidade.
O urbanista Régis Couto, refletiu que apesar dos pontos positivos do crescimento populacional e urbano, é necessário que haja um melhor planejamento e participação ativa da população nesse processo. “Eu acho que essa euforia de dizer que ela [Parnaíba] está crescendo, para mim ela está inchando, porque está crescendo sem planejamento. Os planos diretores que se elaborou são todos desrespeitados, não tem a participação das pessoas”.
Com a expansão da cidade, houve um incremento no número de serviços e estabelecimentos comerciais, fortalecendo a economia local. A urbanização de áreas antes menos desenvolvidas e a abertura de novas avenidas e rodovias são respostas às demandas de uma cidade que cresce não apenas em números, mas em importância regional.