No próximo dia 4 de outubro, a Igreja Católica celebra a solenidade de São Francisco de Assis, um dos santos mais populares entre os católicos, em especial no interior nordestino. Apesar de não ser o padroeiro oficial, mas em Parnaíba e em Picos, as festas costumam receber grande quantidade de fiéis fazendo destas cidades referência na devoção ao santo.

 

Em Parnaíba o tema da festa neste ano de 2019 será “Com São Francisco batizados e enviados em missão”. A festa acontece na paróquia de São Sebastião e tem início no dia 24 de setembro. Uma das celebrações mais tradicionais na ocasião é a missa de benção dos animais, que será às 6h da manhã, no dia 24. Também no encerramento acontece uma das maiores procissões do estado. O cortejo com a imagem de São Francisco está marcado para às 16h30 e vai passar por algumas ruas e avenidas de Parnaíba.

 

Em Picos, a festa de São Francisco acontece na paróquia do bairro Junco a cerca de 10 km do Centro da cidade. Assim como em Parnaíba, a festa também inicia no dia 24 de setembro e se estende até o dia 4 de outubro, data solene do santo. A procissão de encerramento em Picos recebe a presença de grande quantidade de devotos de vários bairros e de municípios vizinhos.

 

As festas devocionais de São Francisco em Picos e Parnaíba são as maiores quando se considera a presença de pessoas durante as celebrações e nas procissões, sendo maiores que as festas das padroeiras destas cidades como Nossa Senhora da Graça, em Parnaíba, e Nossa Senhora dos Remédios, em Picos.

 

São Francisco de Assis é padroeiro de Hugo Napoleão, Francinópolis, Morro do chapéu do Piauí, Lagoa de São Francisco, Juazeiro do Piauí, São Francisco do Piauí, Rio Grande do Piauí, Campinas do Piauí, Francisco Macedo, Wall Ferraz, Acauã, Curral Novo do Piauí, Tamboril do Piauí, Santa Luz, Barreiras do Piauí, São João da Varjota e São Francisco de Assis do Piauí.

Fonte: Meio Norte