Parnaíba lidera ranking piauiense com maior número de feminicídios
A Secretaria Estadual das Mulheres informou, nesta quinta-feira (23), que o WhatsApp Ei, Mermã! Não se Cale já recebeu mais de 11,3 mil mensagens denunciando crime de violência contra o sexo feminino no estado. A secretaria prepara um plano contra a misoginia, que é o crime de ódio ou aversão às mulheres, que será lançado dia 6 de dezembro.
Com a ação, a Secretaria quer sensibilizar torcidas de futebol, associações de moradores, federação de futebol, empresas públicas e privadas. Até o mês de outubro foram registrados 24 casos de Feminicídios no Piauí. Comparados ao ano de 2022, houve um aumento de 51% casos.
Entre as cidades piauienses, um dado triste para Parnaíba. A cidade lidera o ranking estadual com maior índice de feminicídios, tendo registrado 9,5% dos casos. Mulheres de cor preta correspondem 85,8% das vítimas. 38,1% dos agressores são maridos ou namorados e 9,6% são ex-cônjuges das vítimas.
WhatApp Ei Mermã (0800 0001673)
Segundo dados da Secretaria, foram registrados de abril a primeira semana de novembro 11.315 mensagens recebidas. 1.174 atendimentos pelo aplicativo que mostra um aumento de 19,79% em relação ao mês passado. Esses atendimentos geraram 17.965 interações entre usuário e a equipe psicossocial. Essas interações são encaminhamentos, informações dos canais de atendimento à mulher vítima de violência, endereços da rede de atendimento e delegacias.
Interações entre os operadores e o canal 190 somam-se 4.406 mensagens. O aplicativo vem mostrando um crescimento significativo em relação à procura de atendimentos, orientações e acolhimentos feitos pela equipe psicossocial.
Com informações do Cidade Verde.com