Prefeitos eleitos da planície litorânea discutem sobre um consórcio intermunicipal. Foto: Daniel Santos

Os prefeitos eleitos dos municípios da Planície Litorânea estiveram reunidos na manhã de quinta-feira (15) no gabinete da prefeitura de Parnaíba junto ao senador Wellington Dias para discutir sobre a participação dos municípios nos royalties do petróleo em mar e o impacto sobre as receitas. Segundo o senador, Parnaíba poderá ser beneficiada com R$ 3 milhões, em sua receita, ao mês. Já Luís correia com R$ 1,5 milhão, por exemplo. 

Uma das propostas mais destacadas pelo senador está concretização de um consórcio público para desburocratizar o acesso a investimentos federais. A proposta de um consórcio de municípios tem por fim ações que integrem mais cidades para que os projetos desenvolvam toda a região ao invés de privilegiar somente um município. Pois deve garantir uma economia mais forte. 

O consócio público municipal pode colaborar na resolução de problemáticas que interligam dois municípios, como o caso da falta de água na cidade de Ilha Grande, onde o prefeito eleito de Ilha Grande, Herbert de Moraes e Silva, já procura entendimentos. A formação de consórcios entre entes públicos serve para melhorar a eficiência na gestão de ações para o alcance de objetivos comuns entre municípios.