O artigo 30 da Lei Maria da Penha trata das atribuições das equipes dos Núcleos Multidisciplinares Lei Maria da Penha – NMLMP, dentre essas está a realização de trabalhos de orientação, encaminhamento, prevenção e outras medidas. Diante dessas atribuições e do dia 25 de novembro ser reconhecido como o Dia Internacional de Combate à Violência Contra Mulheres, o NMLMP de Parnaíba executou, nesta data, o Projeto “Conversando na Obra”.
O referido projeto, que também faz parte das ações da 6ª edição da Campanha Justiça Pela Paz em Casa, foi executado junto a trabalhadores da construção civil, em uma obra da cidade, através de parcerias com o Sindicato das indústrias de construção civil, com a Construtora Marruás e com o Ministério Público do Estado do Piauí, através da Promotora do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), Amparo Paz.
O desenvolvimento do Projeto teve como objetivo fomentar a discussão sobre o tema com o público masculino, por isso a escolha do ambiente ocupacional da construção civil, que é predominante formado por este segmento.
Nas últimas edições da Campanha Justiça Pela Paz em Casa, as atividades se concentraram em torno do gênero feminino, não envolvendo pessoas do gênero masculino, que segundo as estatísticas atuais, apresentam-se como os maiores agressores dos casos de violência contra à mulher, seja enquanto companheiros, maridos, namorados, como também filhos ou netos.
Ressalta-se ainda que no período de 28 de novembro a 02 de dezembro do corrente ano, em Parnaíba, estarão sendo realizadas as audiências pela equipe da 1ª Vara Criminal, juntamente com a Defensoria Pública e o Ministério Público, e que o Núcleo estará oferecendo a tradicional e já aprovada Sala de acolhida às vítimas.
Fonte: Setor de Imprensa TJ/PI