A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria da Saúde, realizou na final da manhã de segunda-feira (09) no gabinete do executivo, a entrega de um Ambulatório Oncológico Remoto, à Clínica Dr. João Silva Filho, ao firmar parceria com a Sociedade Parnaibana de Combate ao Câncer, resultado de um esforço do executivo municipal para o tratamento do câncer em Parnaíba.

Com a medida a Prefeitura de Parnaíba contribui no diagnóstico ou prevenção as patologias cancerígenas da população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). A parceria está firmada também com a Sociedade de Proteção a Maternidade e Infância de Parnaíba (SPMIP), na realização de cirurgias oncológicas e tratamento.

O prefeito Florentino Neto destacou que a implantação do tratamento do câncer em Parnaíba e a disponibilidade dos serviços à população através da Prefeitura e os parceiros, se deve a um esforço conjunto. O prefeito defendeu ainda a implantação de um Laboratório de Saúde Pública nesta cidade e assegurou que as primeiras medidas já estão sendo adotadas.

Segundo o médico Thiago Almendra, presidente da Sociedade Parnaibana de Combate ao Câncer, as cirurgias já realizadas foram um sucesso e os atendimentos vão se expandir através da oferta de novos serviços. Essencialmente, os problemas de câncer de mama tem recebido maior atenção nos primeiros atendimentos.

Almendra citou que o nível de complexidade nos atendimentos de saúde em Parnaíba está se elevando e com o atendimento remoto uma área maior de pacientes será atendida. Desta forma, Parnaíba se consolida como referência para a região. A secretaria da Saúde, Maria do Amparo, destacou o esforço do município de Parnaíba para manutenção da qualidade dos serviços e atendimentos em saúde.

A Prefeitura entregou também uma nova ambulância de suporte avançado para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A unidade foi adquirida com recursos próprios do município para o atendimento à população. Como encerramento da cerimônia foi assinado um convênio entre a Prefeitura de Parnaíba e a Sociedade Parnaibana de Combate ao Câncer.

Fonte: Ascom