Parnaíba shopping (Foto: Divulgação)

Acontecerá nesta quinta-feira (26), às 19h, no auditório da Associação Comercial de Parnaíba (ACP) no Complexo Cultural do Porto das Barcas, o lançamento do Parnaíba Shopping. Será o segundo shopping Center do município, localizado a 320 Km de Teresina, lançado em apenas um mês do lançamento de outro empreendimento, o Dunnas Shopping, que ficará localizado próximo ao aeroporto da cidade.

O Parnaíba Shopping, localizado na Avenida São Sebastião, foi planejado dentro dos padrões determinados pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE) e disponibilizará uma estrutura nos mesmos moldes dos shoppings do país.

O empreendimento contará com 148 lojas, 03 cinemas e 14 lojas na praça de alimentação, além de três lojas âncoras; tudo isso climatizado, o que irá proporcionar ainda mais conforto para a população de Parnaíba, região e os turistas que visitam a cidade. O espaço, que será inaugurado em 2013, dispõe ainda de amplo estacionamento coberto, com 500 vagas.

O município é o segundo mais populoso do Piauí (140 mil habitantes, segundo o IBGE) e o Parnaíba Shopping chega para trazer modernidade e mais reconhecimento para a cidade. Com uma localização estratégica e um mix diversificado de lojas, o Parnaíba Shopping vai entrar no mercado como um shopping moderno e funcional, nos mesmos padrões de grandes centros.

Para João Graciliano, diretor da IMalls, empresa de gestão de shopping centers (com sede do Rio Grande do Norte) que está coordenando o desenvolvimento do empreendimento, o shopping dispõe de um plano de mix que garantirá a variedade de lojas. “Em shoppings onde as lojas são vendidas, não há como se garantir um planejamento adequado e, com isso, existe a tendência de que se tenha, um excesso de oferta de alguns produtos e falta de outros”, afirma Graciliano.

Segundo Graciliano, esta certeza de equilíbrio no mix de produtos e lojas é o que tem garantido sucesso ao modelo do Parnaíba Shopping. “O proprietário do shopping tem um compromisso direto com o sucesso do lojista, sendo uma parceria onde todos lucram. O consumidor também ganha muito, pois com uma oferta balanceada de lojas, produtos, serviços e lazer, tudo em um só lugar, não precisando se deslocar para outros centros economizará tempo e dinheiro”, destaca.

Mercado em expansão

O primeiro shopping inaugurado no Brasil, em 1966, foi o Iguatemi, em São Paulo. Desde então, o setor brasileiro de shopping Centers apresenta um notável crescimento em termos de Área Bruta Locável (ABL), faturamento e empregos gerados.

A proposta dos shoppings, em oferecer segurança e a facilidade de encontrar tudo no mesmo lugar, aliada a idéia de modernidade e progresso, foram os maiores atrativos para os brasileiros elegerem esses empreendimentos como lugar privilegiado para compras e lazer.

Dados da ABRASCE apontam que, em 2011, a previsão de aumento nas vendas ficou com uma média de 12%, sendo que 26 shoppings foram inaugurados no ano e mais de 40 novos devem ser abertos até o final de 2012. Em 2010 foram inaugurados 16 shoppings em grandes capitais e nas cidades do interior do País, que somaram mais de 540 mil m² de ABL e geraram aproximadamente 53 mil novos empregos. Com uma média mensal de 329 milhões de visitas, os shoppings centers brasileiros atingiram a marca de R$ 87 bilhões em faturamento no último ano.

O talento do empreendedor brasileiro na indústria de Shopping Centers é um dos diferenciais para o crescimento do setor no País, além de crédito e prazos facilitados, o aumento dos empregos formais e a ascensão das classes B e C, fatores que ajudaram a impulsionar o mercado em 2010.

Com todos esses fatores favoráveis, a indústria de shopping centers se tornou uma grande propulsora de desenvolvimento, promovendo o crescimento urbano, valorização imobiliária, aprimoramento do comércio local e, consequentemente, gerando empregos. Hoje no Brasil são 430 centros de compras, que juntos empregam mais de 720 mil pessoas.

Informações Jornal da Parnaíba