Os pacientes que fazem tratamento para hepatites virais vão receber seus medicamentos em um processo descentralização de dispensação. Parnaíba será uma das cidades beneficiadas. Na Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDMs) o paciente vai solicitar o medicamento prescrito pelo médico e deverá receber o tratamento com maior agilidade. A nova medida é voltada a Hepatite B, C e profilaxia pós-operatório de transplante hepático.

 

O novo formato para a dispensação de medicamentos deve começar a vigorar na segunda-feira (03/01). “A partir de janeiro os pacientes dão entrada nas UDMs tanto na capital como no interior e no momento em que ele dá entrada, que aquele processo é aprovado, ele já pode receber o medicamento e iniciar o tratamento, é o que vai facilitar o acesso destes pacientes”, esclareceu Soane Morais, coordenadora do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica, da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI).

 

Com a descentralização dos atendimentos, os pacientes receberão a medicação para até três meses. Ao todo, onze medicamentos são ofertados para o tratamento contra as hepatites virais. Quem já recebia a medicação na farmácia popular irá ter acesso através de uma Unidade Dispensadora de Medicamentos que será implantada em Parnaíba. Para o acesso às medicações, o paciente precisa dar entrada ao processo de solicitação, conforme os Protocolos Clínicos.