Parnaíba terá dispensação de medicação para tratamento de hepatites virais
Os pacientes que fazem tratamento para hepatites virais vão receber seus medicamentos em um processo descentralização de dispensação. Parnaíba será uma das cidades beneficiadas. Na Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDMs) o paciente vai solicitar o medicamento prescrito pelo médico e deverá receber o tratamento com maior agilidade. A nova medida é voltada a Hepatite B, C e profilaxia pós-operatório de transplante hepático.
O novo formato para a dispensação de medicamentos deve começar a vigorar na segunda-feira (03/01). “A partir de janeiro os pacientes dão entrada nas UDMs tanto na capital como no interior e no momento em que ele dá entrada, que aquele processo é aprovado, ele já pode receber o medicamento e iniciar o tratamento, é o que vai facilitar o acesso destes pacientes”, esclareceu Soane Morais, coordenadora do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica, da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI).
Com a descentralização dos atendimentos, os pacientes receberão a medicação para até três meses. Ao todo, onze medicamentos são ofertados para o tratamento contra as hepatites virais. Quem já recebia a medicação na farmácia popular irá ter acesso através de uma Unidade Dispensadora de Medicamentos que será implantada em Parnaíba. Para o acesso às medicações, o paciente precisa dar entrada ao processo de solicitação, conforme os Protocolos Clínicos.