A rede de assistência à mãe e recém-nascido será fortalecida na Planície Litorânea, com a abertura do Centro de Parto Normal, com dez leitos da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Comum (UCINCo), e da Casa da Gestante. A inauguração dessas unidades deverá ocorrer ainda este semestre, como garantiu o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, ao governador Wellington Dias, durante visita, nessa terça-feira (1º), ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba.
“A Casa da Gestante e a UCINCo, vamos inaugurar durante as comemorações do aniversário de Parnaíba, no próximo dia 14 de agosto, e o Centro de Parto Normal será ainda este semestre. Essas obras refletem uma atenção do governador Wellington Dias, da Secretaria de Estado da Saúde, para a maternidade e infância, que são obras vinculadas à filosofia de trabalho da Rede Cegonha”, afirma Florentino.
A abertura dos novos serviços vai fortalecer a assistência materno-infantil para aqueles pacientes, mamães e bebês que necessitam de cuidados especiais. Pela Casa da Gestante, serão 10 leitos, destinados a gestantes e puérperas, para cuidados que não precisam de internação hospitalar ou mulheres que tiveram filhos prematuros e que estejam internados ou na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) ou na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo).
Na casa, as pacientes terão assistência 24 horas, cuidando da mulher e do bebê, por uma equipe multiprofissional dotada de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas.
Já no Centro de Parto Normal, será unidade de assistência à mulher durante o pré e pós-parto, com cinco salas para parto humanizado. A unidade será equipada com banheiras para o trabalho de parto, além de outros equipamentos para o estímulo à evolução do parto, como barra fixa, cavalinho, arco de suporte.
O Piauí conta atualmente com três centros: em Teresina, na Maternidade Dona Evangelina Rosa; em Piripiri, no Hospital Regional Chagas Rodrigues; e em Floriano, no Hospital Regional Tibério Nunes.
Fonte: CCOM