O Complexo de Atendimento em Alta Complexidade em Radioterapia da Sociedade de Proteção a Maternidade e Infância, que compõem a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), teve início com o lançamento da pedra fundamental na manhã desta segunda-feira (05/09) no Hospital Marques Basto.

O Complexo de Atendimento em Alta Complexidade em Radioterapia terá um investimento de R$ 13 milhões vindo do Plano de Expansão de Radioterapia do Sistema Único de Saúde (PER-SUS). E será construído no Bairro Planto Montserrat, no loteamento Novo Horizonte em um terreno de 2.243 m².

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, ressaltou quem mais de um milhão de piauienses serão beneficiados com o Complexo de Atendimento em Alta Complexidade em Radioterapia na Parnaíba, bem como mais de quinhentas mil pessoas advindas do Ceará e Maranhão. Com a chegada da radioterapia, o Hospital e Maternidade Marques Basto deixa de ser UNACON e passa a ser CACON (Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia).

Segundo Mirocles Veras, diretor Administrativo/financeiro do Hospital e Maternidade Marques Basto, a unidade passou por uma avaliação técnica criteriosa, do Ministério da Saúde, que lhe possibilitou este avanço; pois atendeu a todos os critérios.  A consequência da CACON está na redução do tempo de acesso ao serviço e atendimento, descentralizando este serviço saúde.

Em 2021 foram realizadas, na UNACON, 219 cirurgias oncológicas e 4.053 consultas oncológicas. Já em 2022, até o momento foram 4.053 consultas e 140 cirurgias oncológicas. O Complexo de Atendimento em Alta Complexidade em Radioterapia deverá ser entregue em 12 meses como previsão.