jpg_20140922180116_45Os ministérios da Saúde e da Educação autorizaram a criação de 347 vagas de graduação em medicina em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Ao todo, dez cursos em municípios das regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste serão contemplados. As novas oportunidades, publicadas nos dias 18 e 19 de maio no Diário Oficial da União (DOU), são parte das ações do Programa Mais Médicos para ampliar a formação de médicos no país.

O Nordeste é a região que mais receberá vagas, com um total de 160 vagas a serem oferecidas por quatro instituições. No Nordeste, as unidades de ensino vão oferecer os cursos em Pinheiro e Imperatriz, no Maranhão; Parnaíba, no Piauí, e Arapiraca, em Alagoas.

A expansão e restruturação na formação médica faz parte de uma série de medidas estruturantes que integram o Mais Médicos, com foco na diminuição da carência de profissionais médicos no país e na expansão do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Pelo programa, estão previstas a criação, até 2017, de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica para formação de especialistas até 2018 com o foco na valorização da Atenção Básica e outras áreas prioritárias para o SUS.

Fonte: Infonet