Parnaibana em Dublin relata ações de prevenção à pandemia na Irlanda
A parnaibana e administradora Lívia Medeiros, que atualmente mora na Irlanda, mais precisamente na capital Dublin, informou durante a exibição do Jornal da Costa Norte, edição desta quarta-feira (01/04) mudanças de hábito e as políticas do governo do país para o enfrentamento da crise.
Segundo Medeiros, desde 13 de março que governo irlandês decretou o fechamento das escolas e dos locais públicos. Inclusive determinou que as comemorações ao feriado de São Petrix, no dia 17 de março, que é o padroeiro do País, fossem suspensas por medidas de segurança. As festas populares, em torno desse feriado, recebem pessoas de todo o mundo e sua grandeza é comparada ao carnaval do Brasil.
Lívia Medeiros ressaltou que o isoladamente social, recomendado por conta do Covid-19, trouxe prejuízo aos trabalhadores, como redução de carga horária e desligamento de seus empregos. Diante disso, o Governo decidiu pelo pagamento de um auxílio semanal aos trabalhadores formais e que pagam impostos, no valor de trezentos e cinquenta euros, o que equivale a dois mil e dezoitos reais.
Ainda de acordo com Lívia, na Irlanda só estão funcionando supermercados e farmácias. As pessoas só podem ir a estes locais citados e ainda podem sair somente para atividades físicas em um raio de até dois quilômetros de suas casas.
Quanto ao transporte público, só tem direito quem vai trabalhar. Para isso cada profissional apresenta um documento oficial da empresa com as devidas justificativas e assim pode fazer uso do transporte. A Polícia está realizando fiscalizações nas ruas, parando carros, fazendo questionamentos e tomando as atitudes cabíveis.