A presença de rampas de acessibilidade como a localizada no canteiro central no cruzamento da Rua Itaúna com Avenida Pinheiro Machado (foto em destaque) pode ser verificada em vários pontos nas extensões de vias públicas em Parnaíba. 

A implementação dessas passagens promove mais acessibilidade para pessoas com deficiência (PcDs), mas acaba resultando em mais infrações de trânsito por parte dos condutores de motocicletas.

Esta infração tem previsão no Código de Trânsito Brasileiro, e conforme a Polícia Rodoviária Federal, caso o condutor seja flagrado fazendo a conversão através da rampa, pode ser punido com multa que ultrapassa os R$ 200,00.

A equipe de reportagem da TV Costa Norte flagrou motociclistas utilizando a rampa para fazer o retorno proibido. Em um dos flagrantes, por exemplo, o motociclista trafegava com dois passageiros na motocicleta e nenhum deles sequer faziam uso do capacete, reproduzindo uma cena que é corriqueira no trânsito de Parnaíba. 

Nem mesmo a presença da polícia no local intimidou os motociclistas que insistem no cometimento desta infração, o que resultou em autuação de um condutor durante a gravação da reportagem. 

Apesar da previsão de multa para quem faz conversão pelas rampas destinadas às PcDs, cabe bom senso por parte dos condutores, que devem obedecer a regra, não por medo da multa, mas por zelo à sua própria integridade física e à do outro.