Paulo Henrique Pinheiro é eleito novo reitor da Uespi para o quadriênio 2026-2029
O professor Paulo Henrique Pinheiro foi eleito reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para o mandato de 2026 a 2029. Ele liderou a chapa que tem como vice a professora Fábia Buenos Aires e obteve 67,71% dos votos válidos na eleição realizada nesta quarta-feira (12), de forma on-line.
A chapa adversária, encabeçada pela professora Lucineide Barros, recebeu 32,29% dos votos. O resultado final será encaminhado ao governador Rafael Fonteles (PT), responsável pela nomeação oficial no Diário Oficial do Estado.
Com mais de 10 mil alunos distribuídos entre graduação e pós-graduação, a Uespi mantém campi em Teresina e em 11 cidades do interior piauiense, como Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus. A instituição também conta com cerca de mil docentes e 300 servidores técnico-administrativos.
Formado em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Paulo Henrique possui mestrado e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele já exerceu funções de destaque na Uespi, como diretor do Centro de Ciências da Saúde, pró-reitor de Ensino de Graduação e pró-reitor de Planejamento e Finanças. Além disso, atuou como superintendente de Educação Profissional e de Jovens e Adultos na Seduc.
A nova vice-reitora, Fábia Buenos Aires, é professora do curso de Direito e já ocupou a função de pró-reitora de Administração da universidade.

Fábia Buenos Aires e Paulo Henrique Pinheiro
