Pautas e projetos são definidos para discussão em reunião do Consórcio Nordeste
Uma série de reuniões que fazem parte do plano de trabalho do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste foram realizadas, nesta quarta-feira (21), no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina. Os gestores da Coordenadoria de Comunicação (CCom), Allisson Bacelar; da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Genilson Sobrinho; e da Superintendência de Parcerias e Concessões do Estado (Suparc), Viviane Moura, coordenaram as reuniões com os respectivos gestores de cada órgão dos estados do nordeste.
Os secretários de Comunicação dos estados nordestinos se reuniram para lançar o site do Consórcio Nordeste, que vai funcionar como agência de notícias. De acordo com coordenador de Comunicação do Governo do Piauí, Allisson Bacelar, o grupo discutiu a comunicação pública institucional da região, como fortalecer e divulgar melhor as informações, os dados e os potenciais também. “Então, hoje temos uma série de pautas, entre elas foi apresentada a proposta de um site para o Consórcio Nordeste”, informou o gestor.
Na oportunidade, foi discutido também o desenvolvimento de uma rede de TV de comunicação do nordeste. “Tratamos da criação de um programa de televisão que abrange todos os estados do nordeste com ao vivo e matérias de cada estado, contendo links e mostrando a potencialidade, o turismo e o desenvolvimento econômico de cada um. Isso já está em desenvolvimento e já estamos bastante avançados nessa questão. Creio que nas próximas semanas, talvez no próximo encontro, já apresentaremos o programa piloto e marcamos a data de lançamento dessa programação”, acrescentou Bacelar.
No encontro dos diretores das Agências de Defesa Agropecuária do Nordeste, foram debatidas as demandas para o fortalecimento e inclusão das agências no consórcio, como explicou o diretor Genilson Sobrinho. “A reunião Fosena Nordeste é uma oportunidade na qual pudemos debater e elaborar uma carta com demandas e pleitos em prol do fortalecimento da defesa agropecuária nordestina e encaminhá-la ao Consórcio de Governadores do Nordeste, ainda na tarde desta quarta-feira. A minuta da carta encontra-se elaborada e aberta para discussões e manifestações dos presentes”, informou o gestor.
Segundo Mário Louzada, diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), o nordeste precisa avançar na defesa animal e vegetal para fortalecer suas potencialidades nessa área. “Nós temos um grande desafio no país, em particular no nordeste, que é a defesa animal e vegetal. Temos que avançar muito nesse aspecto, pois temos uma tragédia se aproximando do nordeste, que é a mosca da carambola e isso vai afetar principalmente a fruticultura da região, que é tão rica e tão forte, por isso temos que ter muito cuidado e aumentar as inspeções. O nordeste foi o maior rebanho de caprinos do país, mas mesmo assim não consegue mostrar para o Brasil que é capaz de abastecer o mercado brasileiro por conta de carências. Portanto, precisamos trazer recursos federais para as agências estaduais; precisamos trabalhar isso incansavelmente para não deixarmos de fazer nosso dever de casa”, disse Louzada.
Já, o Seminário Aberto MBA PPP e Concessões reuniu profissionais, gestores e membros de equipes técnicas que atuam ou pretendam ingressar em atividades relacionadas às parcerias público-privadas, concessões públicas e/ou regulação e controle dos serviços públicos, do setor governamental ou do setor privado com o objetivo de ampliar e difundir os conhecimentos acerca dos projetos de PPP, a fim de que os profissionais possam colaborar para a prestação de serviços públicos com qualidade, eficiência e transparência.
Participaram como palestrantes, a superintendente de Parcerias e Concessões do Estado do Piauí, Viviane Moura; a advogada Isadora Cohen, especialista em infraestrutura e PPPs; e o coordenador-geral do MBA PPP e Concessões, Carlos Alexandre Nascimento.
De acordo com Viviane, os governadores avaliaram a possibilidade de começar a estruturação de um projeto de PPP nos moldes do que é o Piauí Conectado, chamado Nordeste Conectado. “A ideia é de que, a partir desse estudo e dessa modelagem, por meio de uma PPP, os governos possam trabalhar com uma perspectiva de contratar, do mesmo modelo que foi implantado aqui, a rede de fibra ótica com a possibilidade de levar pontos de internet para áreas desassistidas e fazer com que os governos melhorem as prestações de serviços e trabalhem com a perspectiva de modernizar serviços que são essenciais para a população e que dependem disso para chegar a alguns lugares de conectividade”, frisou Moura.
A superintendente acrescentou que há um cenário positivo de aprovação. “Estamos trazendo a manifestação de interesses do grupo privado, que se propôs a fazer esse estudo e vamos avaliar e ver como eles decidem e que estrutura de governança vai ser necessária para fazer o acompanhamento e a estruturação desses estudos”, ressaltou Viviane.
Confira as fotos das reuniões em: http://www.pi.gov.br/albuns.html
Consórcio Nordeste
Ainda nesta quarta-feira (21), no mesmo local, a partir das 14h, os nove governadores do nordeste participam da reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. O objetivo é estabelecer uma maior cooperação política, econômica e social para alavancar o crescimento da região.
No encontro, serão debatidas pautas sobre educação e a mediação tecnológica para a criação da Universidade Aberta do Nordeste; missão especial com a União Europeia; atração de investimentos para a região, além do desenvolvimento do turismo e ações de preservação ambiental e a criação de uma rede de inteligência para combater o tráfico de armas no nordeste.
Fonte: CCOM