Audiência com o reitor da Uespi, Nouga Cardoso (Foto: Kalberto Rodrigues)

O governador Zé Filho recebeu na manhã de terça-feira (15) a visita do Reitor da UESPI, Nouga Cardoso. A reunião, primeira ocorrida entre a administração da universidade e a nova gestão do governo estadual, teve como finalidade a discussão de seis pautas da instituição. Também participaram a vice-reitora, Bárbara Melo; o Pró-Reitor da Proplan, Benedito da Graça; o Pró-Reitor da PROP, Geraldo Eduardo da Luz; e o diretor do Centro de Ciências da Saúde- CCS, Paulo Henrique.

A primeira questão discutida foi sobre os cargos administrativos da UESPI, como os de direção de centro e coordenação de cursos, que em sua maioria ainda não estão regulamentados em lei. Isso resulta em multas para a instituição. Outra questão discutida foi a da contratação dos professores efetivos que, segundo o reitor Nouga, deve ser feita concomitantemente com a admissão dos professores substitutos para suprir a alta demanda atual da instituição.

O governador se mostrou receptivo às questões e já agendou uma nova reunião com a administração da Uespi, a ser realizada nesta quarta (16), a partir das 9h, com as secretarias de Administração, da Fazenda e de Saúde. Outra pauta da UESPI é a nomeação de um docente da instituição para a direção clínica do Hospital Getúlio Vargas, que atualmente serve como o hospital-escola da universidade. Esta nomeação facilitaria inclusive a implantação de novas residências médicas para a universidade, que de acordo com o diretor Paulo Henrique, devem aumentar de cinco para sete.

Um ponto importante foi a discussão sobre o custeio da instituição, que de acordo com o reitor Nouga Cardoso, está orçado em 1 milhão e 300 mil reais mensais. Ainda segundo o reitor, grande parte destes recursos são garantidos por cota extra. A administração da Uespi pretende que o orçamento mensal da instituição seja todo garantido por cota fixa, permitindo uma maior autonomia financeira para a gestão. Além disso, também há a intenção de estabelecer uma parceria ainda mais forte com o governo estadual, para garantir melhorias na infraestrutura da instituição.

Zé Filho relatou que, apesar do orçamento comprometido do estado, estudará todas as reivindicações e colaborar com a instituição. O Reitor Nouga Cardoso se mostrou otimista: “A recepção das pautas foi boa, nós ficamos satisfeitos, principalmente com a brevidade de atendimento, tendo em vista que uma nova reunião já foi marcada para amanhã. Esperamos que esta abertura se mantenha e novas possibilidades apareçam, para que se estabeleça o bom diálogo entre a UESPI e o Governo do Estado”, finalizou

Fonte: Ccom com edição do Portal Costa Norte