O SESC promove nos meses de outubro e novembro o Projeto “Vamos ao Teatro”, uma série de apresentações de dança e teatro para alunos de escolas públicas e dependentes de comerciários.
O espetáculo desta quarta-feira (27) foi “Senhor Rei, Senhora Rainha”, encenado pelo Grupo Raízes de Teatro, da capital Teresina. O texto foi escrito pelo parnaibano Benjamim Lima dos Santos, dramaturgo principalmente no teatro infantil, com trabalho reconhecido em todo o Brasil.
“Senhor Rei, Senhora Rainha” foi sua 1ª peça infantil e ganhou o Prêmio Serviço Nacional de Teatro em 1971, no Rio de Janeiro, dentre vários outros prêmios conquistados pelo autor.
Quatro décadas depois, a peça ainda encanta crianças, adolescentes e adultos. O espetáculo foi apresentado em duas sessões, uma pela manhã e outra à tarde, para um público de mais de 400 pessoas. “Quarenta anos depois essa peça é montada com a mesma poeticidade, mesma sensibilidade que as crianças adoram.” Comentou o autor.
A história é concebida sob o signo das cartas de baralho. Os reinos do Rei Espadas e da Rainha de Copas são separados pelo Coringa, um muro que ao mesmo tempo em que separa, também une os filhos das majestades. É uma história de amor, inspirada no clássico Romeu e Julieta, mas com características nordestinas, pontuadas pela literatura de Cordel.
Para Benjamim, é um prazer ver atores no palco encenando seus textos. “É sempre um fascínio muito grande ver as minhas peças para crianças, o que eu fiz de melhor no teatro. É maravilhoso ver o quanto elas se envolvem”, afirma.
Para os atores do Grupo Raízes de Teatro, é uma satisfação fazer parte desse projeto do SESC, ser aplaudido pelas crianças de Parnaíba e principalmente ter na platéia, Benjamim Santos e poder receber a crítica do autor.
Ao final da apresentação, Benjamim interagiu com os atores e com as crianças, fez uma breve avaliação da peça e explicou para o público, de forma descontraída, como se faz teatro.
O Projeto “Vamos ao Teatro” iniciou dia 7 de outubro e encerra dia 30 de novembro. As escolas públicas interessadas em participar devem agendar sua sessão, no SESC Avenida.