01

Depois de descobrir que Letícia (Isabella Santoni) é sua filha, Pedro (Reynaldo Gianecchini) não perdoará Helô (Cláudia Abreu) e eles romperão em “A lei do amor”.

Nos próximos capítulos, o arquiteto se dará conta de que é o pai da jovem depois de se lembrar das várias pistas dadas por Helô em conversas. Ele, então, confrontará a amada, que se defenderá:

– Eu tentei dizer muitas vezes! A primeira quando descobri que estava grávida! Eu fui procurar a Carmem (Bianca Salgueiro) para saber onde você estava! Mas ela não sabia! E nem a Zuza (Ana Rosa) sabia por onde você andava! Eu queria largar o Tião (José Mayer) para ir ao teu encontro e dizer pessoalmente que esperava um filho teu! Apesar de você ter ido para a Europa sem se despedir, sem…

– Eu fui porque você tinha me abandonado! – interromperá ele.

– E eu casei com o Tião porque você tinha me trocado pela Suzana (Gabriela Duarte)!

Pedro negará o envolvimento com a secretária, mas Helô lembrará que flagrou os dois nus na cama. Ela acrescentará que o arquiteto não deu sinal de vida por 20 anos.

– Mas eu voltei e nos reencontramos! E você teve muito tempo para me dizer que eu era o pai da Letícia, Helô! – insistirá ele.

– Sabe o que é mais triste para mim? A tua mágoa falar mais alto do que tudo que nós vivemos! Como pode me recriminar sem querer ao menos saber as minhas razões? Eu fui ao sítio do Olavo (Tato Gabus Mendes) disposta a abrir meu coração! E nas outras vezes em que ia te contar, o telefone tocava ou acontecia alguma coisa exterior a nós, que me impedia de continuar! Parecia um sinal pra eu silenciar! E também houve momentos em que me acovardei porque senti que você não ia me perdoar!

Os dois continuarão discutindo e Helô se mostrará muito abalada com a situação:

– Nunca pensei que você pudesse ser tão duro! Onde está sua compaixão, sua empatia, para se colocar no meu lugar e entender o que vivi todo esse tempo com o Tião?

– E por que deixou a minha filha se afeiçoar a esse canalha e chamá-lo de pai? Por que nunca lhe disse que o pai era eu? Você fala de compaixão, mas como posso perdoar você ter deixado o ódio da Letícia chegar a este ponto e nunca ter me defendido toda vez que ela me ofendeu? – questionará o filho de Fausto (Tarcísio Meira), afirmando em seguida que nenhuma explicação vai absolver Helô.

Ela ficará arrasada e, mais tarde, numa conversa com Yara (Emanuelle Araújo), decretará o fim do relacionamento:

– O Pedro me feriu muito fundo! Parecia outro homem, Yara! Foi uma grande decepção, talvez a maior da minha vida. Não tem mais volta. Acabou!

Fonte: Kogut