O economista e especializado em gestão pública pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Francisco Sousa, avaliou ao OitoMeia a reforma administrativa proposta pelo governador Wellington Dias (PT) como uma forma de mudar a cultura institucional do Piauí. Para o especialista, a economia de R$ 300 milhões é significativa no contexto do estado, uma vez que deve aliar a organização do Estado, com melhoria na prestação dos serviços, evitando desperdício.

Segundo Francisco Sousa, a revisão dos contratos administrativos, a redução do número de terceirizados e o veto à disposição de servidores com ônus para o Piauí tem um efeito direto na organização da máquina pública e deve gerar uma confiança maior em investidores, sobretudo aqueles do setor privado.

“Uma gestão que pode cumprir as obrigações legais, um estado mais organizado, eficiente na gestão pública, passa mais confiança para a iniciativa privada, propensão à médio e a longo”, descreveu à reportagem. Ao todo serão 19 órgãos extintos durante a gestão de Dias.

APROXIMAÇÃO COM O SETOR PRIVADO

Para o especialista em Gestão Pública, a atuação do setor privado em demandas públicas é uma solução que garante agilidade na prestação de serviços à sociedade. Segundo Sousa, com modernização da legislação e da própria conjuntura social, a administração pública passou a necessitar cumprir diversas obrigações legais e o custo delas tornaram-se onerosos para o custeio do Estado.

Nesse contexto, as parcerias público-privadas são fundamentais, uma vez que a iniciativa privada se compromete a cumprir obrigações legais quanto a qualidade do serviço, onde visa melhorar a qualidade daquela área onde irá atuar. “Poderá reduzir custos para o estado e também pode ser útil quanto a melhor utilização dos espaços”, destacou.

As parceria público-privada são um contrato pelo qual o setor privado assume o compromisso de disponibilizar à administração pública uma certa utilidade mediante a operação e manutenção de uma obra por ele previamente projetada, financiada e construída.

Fonte: Paula Sampaio / OitoMeia