O período eleitoral começou há uma semana e 31 candidatos já desistiram de concorrer a vagas de vereador e vice-prefeito. Além de dois casos que tiveram dificuldades de entregar a documentação para o registro de candidaturas. Do total de desistentes, apenas um pretendia concorrer a cargo majoritário. Edson Barros Teixeira (PRP) chegou a pedir o registro de candidatura a vice-prefeito de Gemininano, mas logo em seguida, protocolou pedido de desistência. Os demais casos são relacionados a candidatos a vereador em várias cidades.
Apesar do número de 31 desistências, a quantidade pode aumentar com o passar do tempo, já que o Sistema de Divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral divulga os dados à medida em que eles são registrados nos cartórios eleitorais. Entre as cidades que constam pedidos de desistência de candidatos, estão Sussuapara, Floresta do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios, Campo Maior, Renegação, Monte Alegre do Piauí, entre outros.
Até o momento, no Piauí, 545 candidatos aos cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito, já estão com as candidaturas registradas e consideradas aptas para concorrer às eleições dia 02 de outubro. Além dos 31 casos de desistência e 2 por problemas de impugnação, há ainda 9.423 pedidos de registro de candidaturas cadastrados, aguardando julgamento pelos juízes locais. No total, são 10001 candidatos em todo o estado.
Fonte: Jornal O Dia