Foto: Divulgação

Na manhã de quarta-feira (12), houve uma reunião para debater demandas relacionadas ao Distrito Irrigado Tabuleiros Litorâneos do Piauí (Ditalpi).

A primeira agenda foi realizada com a gerente macrorregional do Nordeste da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Regina Ramos. O secretário do setor primário e abastecimento de Parnaíba, João Câncio Neto e o deputado Assis Carvalho integraram a comitiva que apresentou as pendências relacionadas as obras do Distrito Irrigado – que estão paradas devido à rescisão do consórcio responsável pela obra.

Segundo a comitiva, o projeto previa uma área superior a oito mil hectares para produção agrícola. No entanto, apenas a primeira etapa foi concluída – o que equivale a 2400 hectares. A totalidade do projeto resultaria em 15 mil empregos diretos, 25 mil indiretos e 85 mil beneficiados. “Lutamos pela conclusão do projeto, pois será um celeiro produtivo não só para Parnaíba, mas para toda a região”, destacou Assis Carvalho.

Regina Ramos solicitou um levantamento com o diagnóstico atual e o prognóstico positivo e negativo do projeto. “Precisamos de um comparativo com relatórios, vídeos e fotos. É importante compararmos o potencial que pode ser alcançado e o estágio atual”, destacou a gerente. Regina se comprometeu a abraçar a causa e sugeriu que o trabalho fosse realizado em duas frentes: a institucional e outra com a sociedade civil.

Em seguida, a comitiva seguiu para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), para reunião com o Secretário Nacional de Irrigação, Guilherme Orair. Ao abordar o assunto, o secretário sugeriu que fosse providenciada uma agenda com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para que possam ser tomadas as providências relativas à continuidade das obras do Ditalpi.