Em entrevista ao “Jornal da Cidade” da Rádio Cidade FM 87,9 de Parnaíba, o Agente Penitenciário André Seixas falou sobre um problema que vem se tornando comum na Penitenciária Mista de Parnaíba Juiz Fontes Ibiapina, a superlotação.
Na semana passada houve o registro de uma agressão por arma artesanal, onde um dos detentos acabou ferindo outro. Sobre este caso de agressão, André disse que não se tratava necessariamente de uma arma branca. “Foi uma arma artesanal, feita com a chapa de um portão enferrujado, das dependências do próprio presídio” explicou.
Casos assim só se repetem com maior frequência porque a penitenciária está com sua capacidade de detentos acima do que seria o permitido, ou seja, na regra o presídio teria que comportar no máximo 274 detentos. Na prática, o número já ultrapassa os 446 de acordo com Seixas, sendo do total 38 mulheres e 408 homens.
Falando nisso…
Em 2011 o Ministério Público notificou o governo do estado através da secretaria de segurança pública, para elaborar um projeto de construção de um novo presídio na cidade, na época a ação foi liderada pelo Promotor de Justiça Antenor Filgueiras. Parnaíba é a segunda cidade do Piauí na economia e no crescimento, e há algum tempo espera uma resolução neste sentido, mas até o momento o governo ainda não sinalizou em termos de previsão, quando seria viável a ampliação do sistema prisional de Parnaíba, que acaba se tornando regional, porque recebe presos de municípios vizinhos.
Fonte: Blog do Tiago Mendes