Pente-fino do INSS: prazo para agendar perícia médica acaba no dia 19
O prazo para mais de 85 mil beneficiários de auxílio-doença agendarem perícia médica do pente-fino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acaba em 19 de novembro, uma sexta-feira. Segundo um balanço do órgão, dos 95.588 segurados chamados para passar pelo pente-fino no final de setembro, apenas 7.288 passaram pela avaliação e 520 estão com o exame marcado em todo o país, informou o INSS.
Os segurados que não marcarem atendimento terão seus benefícios por incapacidade suspensos.
“O INSS esclarece que o segurado que está em benefício por incapacidade há mais de seis meses, mas não recebeu a carta e tem dúvidas se foi convocado, pode conferir se seu nome consta no site https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-de-convocacao-347888278 ou entrar em contato com a Central 135″, informou, em nota.
Como agendar perícia
Para agendar uma perícia, o segurado não deve comparecer a uma agência, a solicitação deve ser feita de forma remota: pelo site, aplicativo de celular ou pela central 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Pelo Meu INSS, basta seguir o seguinte passo a passo:
1. Faça login no Meu INSS.
2. Clique em “Do que você precisa?” e escreva “Agendar Perícia”.
3. Em seguida clique em “Novo Requerimento”.
4. Escolha entre “Perícia Inicial”, se for a primeira vez, ou “Perícia de Prorrogação”, se já estiver em benefício.
5. Siga as orientações que aparecem na tela.
6. Informe os dados necessários para concluir o pedido.
Documentos em mãos
No dia do atendimento, segundo o órgão, o segurado deve apresentar: carteira de identidade, CPF, laudo médico contendo CID (Classificação Internacional de Doença) e a descrição da doença e exames médicos recentes que comprovem a doença.
O segurado que não agendar o atendimento na perícia médica terá o benefício suspenso nos primeiros 30 dias. Após 60 dias o pagamento será cancelado.
Quem pode ser chamado?
Podem ser convocados segurados que recebem o auxílio-doença há mais de dez anos e ainda os que tiveram os benefícios concedidos de forma judicial, sem data para a suspensão do pagamento.
Estão fora do pente-fino os aposentados por invalidez e os pensionistas com mais de 60 anos, assim como os que recebem o benefício há 15 anos ou mais e têm 55 anos de idade, além dos portadores de HIV.
Quem não tem condições de ir ao posto do INSS pode agendar pela central 135 a perícia em casa ou no hospital, em caso de internação.
Fonte: Extra com edição do Portal Costa Norte
Seinfra segue trabalho de limpeza e conservação, além de reforma das escolas municipais
Data do Enem será mantida, diz presidente do Inep após debandada de servidores