A mosca transporta germes e onde pousa contamina alimentos e utensílios. E neste período chuvoso há o favorecimento da reprodução deste inseto, aumentando também os casos da popular virose da mosca.  Dores pelo corpo, principalmente na barriga, diarreia, febre são alguns sintomas que acometem as pessoas contaminadas pela virose e a prevenção requer cuidados com o básico, que é higiene. Idosos e crianças sofrem mais.

“Com isso a pessoa acaba sendo transmitida por parasitas, vírus, bactérias e normalmente acomete o trato intestinal, provocam sempre um grande desconforto, dor abdominal. A virose acomete todo mundo, só que crianças e idosos são mais acometidos e sofrem porque são mais suscetíveis. As crianças pelo tamanho e peso e nos idosos os sintomas por ser confundidos com problemas que sofrem no dia a dia”, esclareceu o médico Rafael Portela.

As mocas vivem em torno de 28 dias, e sua capacidade de reprodução e proliferação de doenças é intensa. Em geral, os sintomas melhoram em alguns dias, mas é importante manter a hidratação. A virose da mosca é conhecida cientificamente como Doença Diarréica Aguda ou Gastroenterite Aguda, trazendo especialmente diarreias e desconfortos intestinais. As moscas são os potenciais vetores na transmissão de doenças; por isso, evitá-las faz muito diferença.