Pesquisa revela que 92% da população defende hospital de alta complexidade em Parnaíba
Uma pesquisa do Instituto de Opinião Pública do Piauí (IPOPI) revelou que 92,25% dos moradores de Parnaíba consideram fundamental a existência de um hospital de alta complexidade para cirurgias cardíacas e tratamento do câncer na região. Os dados reforçam a relevância do Hospital Marques Basto, referência nesses atendimentos para a Planície Litorânea e os territórios dos Cocais, no Piauí.
Desde 2016, o hospital oferece tratamento oncológico, e há quatro anos realiza procedimentos cardíacos de alta complexidade. Nesse período, foram mais de 600 cirurgias cardíacas e 20 mil atendimentos oncológicos, consolidando-se como um pilar da saúde na região.
A pesquisa também avaliou a percepção da população sobre os serviços da unidade:
- 70,25% classificaram as internações como “ótimas”;
- 70,75% avaliaram positivamente os serviços ambulatoriais;
- 48,5% consideram as cirurgias “boas”, enquanto 19,25% as classificaram como “ótimas”;
- 20% não souberam opinar, indicando que não precisaram dos serviços cirúrgicos.
Com 85 anos de atuação, o Hospital Marques Basto continua sendo um dos principais centros de alta complexidade do Piauí, atendendo pacientes regulados pelo Estado e municípios.
A pesquisa foi realizada entre 13 e 17 de janeiro de 2025, com 400 moradores de 20 anos ou mais, nas zonas urbana e rural de Parnaíba. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.