Os homicídios no Piauí cresceram mais de 7% em 2012. Apesar desta estimativa, o estado continua sendo o menos violento do Brasil. Outro problema são os crimes sem solução. Estes dados constam na sétima edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (5) no Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Segundo o anuário, o Brasil registrou uma taxa de homicídio de 25,89% em 2012 por cada grupo de 100 mil habitantes. Esta taxa é considerada uma das maiores do mundo.Esta mesma pesquisa revelou que em 2012 foram registrados no Piauí 15,2% de mortes para um grupo de 100 mil habitante, isso representa um crescimento de 7,7% em relação a 2011. Segundo levantamento, o Piauí é o sexto estado menos violento do país.
Há onze meses, a dona de casa Lúcia espera respostas sobre o desaparecimento do filho Francisco Anderson de 32 anos saiu de casa Np dia 1º de dezembro do ano passado e nunca mais foi visto.
“Eu acredito que meu filho foi executado, mas eu não sei os motivos pelos quais isso aconteceu e quem pode ter feito uma barbaridade desse tipo. Ele recebeu um telefonema em seguida saiu de casa e nunca mais voltou”, contou dona Lúcia.
O secretário de segurança pública Robert Rios disse que em 2011 o Piauí era o menos violento de todo o Brasil. “Cada estado fornece seus dados para a Senasp que é do Ministério da Justiça e essa estatística é feita livremente pelos estados. No caso do Piauí foi adotada uma atitude radical, pois toda morte violeta e intencional configura-se como sendo homicídio, já em São Paulo as mortes praticadas por policiais em serviço não são contadas como homicídio”, afirmou.
Fonte: G1 Piauí