Uma reunião entre o Governo do Estado do Piauí e executivos da Azul Linhas Aéreas, nesta quarta-feira (27), encaminhou a volta da cidade de Parnaíbaàs rotas aéreas. A administração estadual garantiu a redução da alíquota do Imposto sobre Comercialização de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o combustível QAV (querosene para aviação) de 25% para 8,5%. A isenção oferecida, diz o Governo, viabiliza a aviação regional no Piauí, pois os gastos com QAV representam 40% dos custos das empresas do setor.
A Coordenadoria de Comunicação Social (Ccom) afirma que a empresa irá operar, inicialmente, com três voos semanais interligando Parnaíba a Teresina e Fortaleza (CE) e que uma aeronave pode já ser tranferida para a cidade piauiense em dezembro. Ao G1, a Azul não confirmou o início da operações e se limitou a dizer que “estão em curso tratativas para a viabilização das operações no aeroporto de Parnaíba.”
Independente disso, o governador Wilson Martins comemourou o rsultado da reunião. “Essa é uma excelente notícia, porque há uma enorme demanda por voos para o nosso litoral. Os voos comerciais regulares irão fortalecer o nosso turismo, gerar emprego e renda. Além disso, essa redução também permite a expansão dos voos regionais para outros municípios, como São Raimundo Nonato”, disse.
Decreto para redução do ICMS
O governador determinou a confecção de decreto que estabelece os seguintes parâmetros de redução do ICMS, sobre QAV para aeronaves com capacidade de transportar até 120 passageiros: alíquota equivalente a um terço do percentual atual para empresas com atuação em dois municípios piauienses; um quarto para empresas que operem em três cidades do Piauí; um quinto para as que atuem em quatro municípios do estado.
Nota da Azul na íntegra
São Paulo, 27 de novembro de 2013 – “A Azul Linhas Aéreas Brasileiras confirma que estuda ampliar sua malha aérea de voos no Piauí. Representantes da companhia estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira com o Governo do Estado para avaliar a possibilidade de implementar novos voos e destinos, mas ainda estão em curso tratativas para a viabilização das operações no aeroporto de Parnaíba.”
Fonte: G1 Piauí