O Piauí será o primeiro estado do nordeste a usar um drone, veículo aéreo não tripulado, na fiscalização ambiental. Nesta quarta-feira (14) foram feitos os primeiros testes do equipamento no Aeroclub de Teresina. O equipamento ajudará a Secretaria do Meio Ambiente a fiscalizar as terras.
“Nos ajudará a tomar decisões, a verificar as áreas mais críticas do estado quais são os locais mais degradados e possibilitar futuras intervenções”, contou Renato Nogueira, gerente de Fiscalização da Semar.
Com design moderno, o drone possui câmeras de logo alcance e pode voar a mais de 100 metros de altura. O aparelho usado pela secretaria piauiense é um dos mais modernos. “A gente vai conseguir chegar em alguns lugares que jamais conseguiríamos sem o aparelho e possui um alcance de três quilômetros, passando imagens em tempo real”, disse Grattyele Teles, gerente de controle ambiental.
Todos os fiscais e técnicos da Semar estão participando de um treinamento para aprenderem a manusear o equipamento. O drone começará a funcionar no final deste mês.
Fonte: G1/PI