Piauí está entre os estados com maior população em áreas de conservação ambiental
O Censo 2022 revelou que mais de 11,8 milhões de brasileiros vivem em unidades de conservação ambiental, o que representa cerca de 5,8% da população do país. Essas áreas, criadas para proteger ecossistemas, abrangem diferentes categorias como parques, reservas e Áreas de Proteção Ambiental (APA), espalhadas por 1.138 unidades em 1.375 municípios. Dez dessas unidades concentram 36% desse total, com destaque para regiões nos estados do Maranhão, São Paulo e no Distrito Federal.
O levantamento também identificou os estados com maior número absoluto de moradores em áreas de preservação. São Paulo lidera, com quase 2,5 milhões de habitantes nessas regiões, seguido por Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Em termos proporcionais, no entanto, o Distrito Federal ocupa a primeira posição, com 39,16% da população vivendo em unidades de conservação, muito acima da média nacional.
O Piauí aparece em destaque entre os estados com maior proporção de população residindo em áreas protegidas, com 8,5% dos habitantes vivendo dentro de unidades de conservação ambiental. Entre elas, a APA do Delta do Parnaíba. O número é superior à média nacional e reflete a forte presença de comunidades em áreas preservadas no estado, que necessitam de mais políticas públicas voltadas à proteção ambiental aliadas ao desenvolvimento sustentável dessas populações.
Piauí está entre os estados com maior população em áreas de conservação ambiental