Com cinco óbitos confirmados nesta quarta-feira (30), o Piauí encerrou o mês de setembro com queda de 41,9% nas mortes por covid-19 e 25,2% nos novos casos, no comparativo com o mês de agosto, como mostra levantamento feito pelo Cidadeverde.com.

 

O levantamento considera dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). Em agosto, foram 489 óbitos por covid. Já em setembro, foram 284 mortes – média que ainda é superior a 9 por dia.

 

Dos óbitos de setembro, 103 são de Teresina, que registrou uma queda de 49,3% em relação a agosto (203 mortes). Fora da capital, a redução foi de 36,7% (diminuiu de 286 para 181 mortes em um mês).

 

Os novos casos também sofreram redução, mas em percentuais menores que os de mortes por covid. Foram 18.990 novas infecções em setembro, contra 25.401 em agosto. Na capital, foram 7.127 testes positivos. No litoral e interior, 11.863.

 

Vale ressaltar o revés no fim de setembro, quando o número de casos voltou a aumentar, interrompendo uma série de seis semanas de redução de novos infectados. Os próximos boletins deverão indicar se há tendência de alta para o mês de outubro.

 

Novos óbitos

 

Dos 224 municípios do Piauí, 172 têm óbitos confirmados por covid-19. Os qcinco mais recentes foram registrados em:

 

 

Os números podem incluir tanto mortes ocorridas nesta quarta-feira como de dias anteriores, mas que somente agora tiveram o resultado do exame do coronavírus recebido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

 

Casos confirmados

 

No comparativo com o boletim da Sesapi de terça-feira (29), o Cidadeverde.com verificou aumento de casos em 91 municípios, sendo a maioria deles em:

 

 

O levantamento do Cidadeverde.com usa dados divulgados pela Sesapi e compara os números mais recentes com os do dia anterior. Por isso, pode haver divergência com os boletins divulgados pelas prefeituras, a depender de quando esses números são contabilizados pelo órgão estadual.

 

Situação hospitalar

 

O número de pacientes internados caiu de 509 para 487, entre terça e quarta-feira. É o menor patamar desde o fim de maio – mês que terminou com 481 leitos ocupados.

 

A ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) também voltou a cair – de 208 para 194 internados.

 

Também estão internados 289 pacientes em leitos clínicos e quatro em estabilização.

 

As altas médicas acumuladas chegaram a 4.643 – 38 a mais que no dia anterior.

 

Fonte: Cidade Verde com edição do Portal Costa Norte