A maioria dos municípios do Piauí apresentam corretamente os gastos públicos com a pandemia do novo coronavírus. Essa constatação é de um levantamento realizado pelo Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção de Defesa do Patrimônio Público (CACOP), órgão do Ministério Público do Piauí, que verificou quais prefeituras seguem as recomendações de transparência com as despesas para enfrentamento à Covid-19.

 

Ao todo, dos 224 municípios do Piauí, 151 já criaram uma aba específica em seu portal da transparência. Segundo o CACOP, essas cidades também atualizam com regularidade os gastos com a pandemia. Outros 66 municípios também já criaram um link dentro do portal da transparência, contudo, não apresentam as informações suficientes ou nenhuma atualização dos dados.

 

Por outro lado, o levantamento apontou ainda que 7 cidades não têm o portal exigido para a atualização das informações das despesas. São eles: São Gonçalo do Gurguéia, Barreiras do Piauí, Marcos Parente, Madeiro, São Gonçalo do Piauí, Monte Alegre do Piauí e Joaquim Pires.

 

O CACOP explicou que os municípios receberam uma classificação de cores dependendo da situação que se encontra no cumprimento da medida de dar transparência aos recursos. As cidades que possuem portal e estão em dia com a atualização das informações recebem a cor verde. As cidades que possuem portal, mas não atualizaram os dados, receberam a cor amarela. E os que não têm portal a cor vermelha. (Veja a situação de cada município aqui ).

 

O coordenador CACOP/MPPI, Sinobilino Pinheiro, comentou que o levantamento foi realizado em parceria com os promotores responsáveis por cada município. Com a divulgação da classificação dos municípios, eles esperam estimular os gestores municipais a cumprirem a Lei Federal nº 13.979/2019  que estabelece que as prefeituras e governos estaduais devem dar transparência aos recursos destinados ao combate do coronavírus.

 

Fonte: Portal O Dia