O governador Wilson Martins e o prefeito Elmano Ferrer assinaram o convenio de cooperação que permite oficialmente à Agespisa operar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Teresina nos próximos 20 anos. Esta é a primeira vez que o estado e o município formalizam a parceria, embora a companhia venha operando os serviços na capital nos últimos 47 anos.

“Depois da Lei Nacional de Saneamento Básico, promulgada em 2007, a Agespisa e Prefeitura vinham firmando apenas contratos emergenciais”, explica o presidente da Agespisa, Júlio Arcoverde.

Com a concessão formalizada, a Agespisa vai iniciar a programação dos novos investimentos para Teresina, principalmente aqueles financiados pelo PAC II. De acordo com o convênio assinado, todo o planejamento e a execução das obras e ações no município para os próximos 20 anos serão feitos de forma associada pela Agespisa e Prefeitura de Teresina.

“A assinatura do convênio é um fato histórico”, ressalta JúlioArcoverde, destacando que a medida é importante também por se tratar de uma exigência do Governo Federal para a continuidade dos investimentos na capital.

Obras em Teresina

A Agespisa vem realizando várias obras na capital para ampliar a oferta de água e melhorar o sistema existente. Entre as ações principais estão a substituição das redes antigas de água de cimento amianto e ferro fundido por novas tubulações em PVC, implantação do sistema de abastecimento do Parque Brasil II e III e do Residencial Jacinta Andrade. Além disso, ampliou a rede de abastecimento em vários bairros, garantindo a mais famílias o conforto de ter água dentro de suas casas.

A Agespisa também está empenhada na execução de um programa de redução de perdas de água em convênio com a Cagece, companhia de saneamento do Ceará, que tem um dos menores índices de perdas do país.

Na área de esgotamento sanitário, ainda em Teresina, a Agespisa passará a atender 52% da população ao final das obras que estão em andamento. Com um investimento superior a R$ 100 milhões, será beneficiada a zona Sul de Teresina.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Agespisa.