Piauí inaugura Central de Monitoramento Eletrônico para ampliar vigilância de detentos
O Piauí deu um importante passo na modernização do sistema prisional com a inauguração, nesta quinta-feira (20), da Central de Monitoramento Eletrônico. A nova estrutura, localizada próximo à Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, na BR-316, na região sul de Teresina, permite o acompanhamento em tempo real tanto das unidades prisionais quanto dos detentos que cumprem pena com tornozeleiras eletrônicas.
A capacidade de monitoramento do estado será ampliada de forma expressiva com a nova central. Antes, o Piauí conseguia acompanhar aproximadamente 1.200 indivíduos com tornozeleiras, mas, com a modernização do sistema, esse número poderá atingir até 5.000 monitorados. A operação da central contará com a atuação de policiais penais e cinco equipes multidisciplinares, que garantirão um controle mais eficaz e integrado dos detentos.
A tecnologia empregada no sistema combina GPS e GPRS, possibilitando o rastreamento preciso da localização dos monitorados. Em situações em que há tentativa de remoção ou violação da tornozeleira, um alerta automático é disparado, acionando imediatamente a central e notificando o Judiciário. O equipamento é dotado de fibra óptica sensível, o que permite identificar qualquer tentativa de dano ou rompimento de forma instantânea.
Além de monitorar detentos em regime semiaberto, a central também será responsável por supervisionar as 18 unidades prisionais do estado. A estrutura permitirá um controle mais detalhado das atividades dos policiais penais, contribuindo para aumentar a segurança e a eficiência no sistema carcerário piauiense.
Com a ampliação da capacidade de monitoramento, a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI) avalia estender o uso das tornozeleiras eletrônicas para presos de baixa periculosidade, como uma estratégia para reduzir a superlotação nas prisões. No entanto, a medida não será aplicada a detentos considerados de alta periculosidade, assegurando que o uso do dispositivo seja direcionado a casos em que o monitoramento remoto seja uma alternativa segura e eficiente.
Senac de Parnaíba implanta laboratório de saúde com simulador realista de alta tecnologia
IFPI em Parnaíba celebra a cultura piauiense em noite de poesia e canção