A Caixa Econômica Federal divulgou dados atualizados sobre o programa Identidade Jovem (ID Jovem) nesta semana. Até o final de julho, foram emitidos 3.503 cartões ID Jovem no estado, sendo que as três cidades com maior número de documentos foram Teresina (653), Picos (432) e São Raimundo Nonato (129). No Piauí, quase 500 mil jovens têm direito ao benefício.
A Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (Cojuv) segue com a Caravana ID Jovem Piauí para divulgar o programa e ampliar este número. Hoje (03) e amanhã (04) a Cojuv leva o programa a mais dois municípios: Valença e Jardim do Mulato.
Ainda de acordo com a Caixa, o município de Jardim do Mulato tem 671 jovens que atendem aos critérios de acesso ao programa. Em Valença, este número é maior: cerca de 2.481 jovens podem emitir carteirinhas.
“Enquanto Cojuv, que dirige o Comitê Estadual de Fiscalização e Divulgação do programa criado via decreto do governador Wellington Dias, estamos com essa missão de divulgar o ID Jovem com o apoio das prefeituras, dos gestores de juventude, dos Conselhos de Juventude. Nossa meta é que, até o final do ano, 20 mil jovens tenham sua carteirinha no estado”, disse o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes.
O Identidade Jovem é voltado a jovens entre 15 e 29 anos cuja renda familiar seja de até dois salários mínimos. A emissão da carteira pode ser feita via aplicativo para smartphone ou por meio do site da Caixa. Para solicitar a carteirinha, é necessário ter Número de Identificação Social (NIS) que é acessado via CadÚnico. A atualização cadastral ou emissão deste número pode ser feita nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
O programa ID Jovem amplia a Lei da Meia-Entrada, permitindo desconto de 50% em ingressos para eventos artístico-culturais e esportivos, além de gratuidade e descontos em passagens em transportes coletivos interestaduais.
Fonte: CCom