Foto: Reprodução

Políticas de inclusão, programas e ações para fomentar a garantia de direitos das pessoas com deficiência física são realidade em 176 municípios piauienses. O Estado, em termos proporcionais, é o que possui a maior quantidade de municípios com ações voltadas à pessoa com deficiência do Nordeste, de acordo com os dados veiculados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Somos o quinto Estado do Brasil com maior número de ações para a inclusão da pessoa com deficiência e o primeiro do Nordeste. Em todo o Piauí estão acontecendo mudanças e, a maior de todas, está sendo a mudança de atitude por parte do governo e da população”.

Os Fóruns da Pessoa com Deficiência, que acontecem em dezenas de municípios do Piauí, servem para serem deliberadas ações que ajudam a aplicar e fomentar os direitos relacionados às pessoas com deficiência. “O Piauí já tem lugar de destaque no que se refere a políticas de inclusão”, explica o secretário da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina.

Os fóruns realizados através da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e as políticas de inclusão implementadas em diversos municípios do Estado foram aspectos responsáveis por tornar o Piauí referência no plano Viver Sem Limites, lançado pelo Governo Federal, que busca garantir direitos, autonomia e oportunidades para as pessoas com deficiência.

60% dos municípios recebem materiais ortopédicos

São mais de 40 clínicas de reabilitação distribuídas em todo território piauiense que, juntas, compõem a Rede Estadual de Reabilitação Física.

A primeira etapa da Rede Reabilitação Física foi concluída em 2010, sendo investidos mais de 14 milhões de reais em obras e equipamentos. Os dados mais recentes apresentam a composição da RERF, sendo feita de: 39 serviços de nível I; 03 serviços de nível II e 01 serviço de nível III, distribuídos nos territórios piauienses.

O serviço de referência em medicina física e reabilitação – nível III é o Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), localizado em Teresina. Criado com o intuito de oferecer um atendimento multi e interdisciplinar, o Centro Integrado de Reabilitação oferta diversos serviços na área de reabilitação física, entre eles, a dispensação de produtos ortopédicos através da Oficina Ortopédica e a realização de exames de alta complexidade, como a ressonância magnética através do Centro de Diagnóstico.

O Centro, em 5 anos de fundação, já realizou mais de 380 mil atendimentos. “O Piauí possui aproximadamente 60% dos municípios contemplados com a dispensação de produtos ortopédicos. Essa porcentagem é anterior ao funcionamento do Ceir Móvel e, sendo assim, hoje já avançamos muito mais na descentralização dos serviços da Oficina Ortopédica do Ceir”, explica Helder Jacobina.

Caravana ‘Piauí sem Limites’ vai levar inclusão ao interior

A inclusão será retomada em todo o território piauiense, sob a óptica do Plano Viver Sem Limites, para trabalhar aspectos como educação, saúde, inclusão social e acessibilidade.

“Vamos realizar a ‘Caravana do Piauí Sem Limites’ e trabalhar duas regiões do Piauí em cada semestre. Levaremos informações para os gestores entenderem como conseguir investimentos para os vários eixos de inclusão, acessibilidade e saúde”, finaliza o secretário Helder Jacobina.

Fonte: Meio Norte