O Governo do Piauí iniciou uma nova etapa do programa Piauí Mais Digital, desenvolvido em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Missão de Arranque começou na segunda-feira (31) e reuniu equipes técnicas do Estado e especialistas do banco para definir ações e os próximos passos da iniciativa.

A programação foi realizada na sede da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e segue até esta quarta-feira (2). Durante os encontros, são discutidos temas relacionados à governança do programa, planejamento, indicadores, gestão financeira, contratações e acompanhamento das ações.

O Piauí Mais Digital tem como objetivo ampliar a transformação digital no Estado e reúne ações em três áreas principais: digitalização dos serviços e da gestão pública; infraestrutura digital, conectividade e segurança cibernética; e desenvolvimento da economia digital.

A proposta é integrar diferentes setores do Governo para ampliar o uso da tecnologia na prestação de serviços públicos, melhorar a infraestrutura digital e fortalecer áreas como inovação e segurança da informação.

Parceria com o BID

A parceria com o BID busca apoiar o planejamento e a execução de projetos estruturantes de transformação digital no Piauí. Durante a missão, especialistas do banco participam de reuniões técnicas sobre modernização do Estado, telecomunicações, ciência, tecnologia e inovação, inteligência artificial, governo digital, gestão pública, aquisições e gestão financeira.

De acordo com o Governo do Estado, a cooperação também deve contribuir para acelerar a implementação das ações previstas no programa e fortalecer a infraestrutura tecnológica.

O BID destacou ainda que o Piauí já foi reconhecido duas vezes como o estado mais digital do Brasil, resultado que, segundo o banco, demonstra a capacidade do Estado na área e amplia o potencial de execução do novo programa.

Próximas etapas

Ao longo da missão, também estão sendo analisadas as contratações prioritárias e os instrumentos de planejamento do Piauí Mais Digital, além de procedimentos relacionados às regras do BID, auditorias e gestão financeira.

O encerramento da programação está previsto para esta quarta-feira (2), com a revisão dos indicadores do programa e a consolidação das principais decisões e acordos definidos durante os encontros.

Com a nova etapa, o Governo do Piauí pretende transformar as diretrizes do Piauí Mais Digital em ações voltadas à ampliação dos serviços digitais, conectividade, segurança, inovação e eficiência na gestão pública.