Foto: Juliana Nogueira
Foto: Juliana Nogueira

Nesta terça-feira (12), representantes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) visitaram a Secretaria Estadual de Justiça do Piauí e se reuniram com o diretor da Unidade de Administração Penitenciária, Fagner Martins de Santana. As pesquisadoras Vivian Calderoni e Maíra Teixeira vieram ao Piauí com o objetivo de realizar um diagnóstico dos serviços prisionais no país.

A pesquisa faz parte do projeto “Pensando o Direito: Diagnóstico dos Serviços Prisionais no Brasil”, realizada pelo Depen, em parceria com o Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea) e diversas universidades do país. A iniciativa visa desenvolver pesquisas para traçar um diagnóstico dos serviços prestados no sistema penitenciário e prisional brasileiro com vistas a melhorá-los, humanizando o sistema e levando maiores possibilidades de ressocialização a esta parcela da população.

Segundo a pesquisadora Vivian Calderoni, a pesquisa está sendo realizada em todo o Brasil e o Piauí é o sétimo estado do Nordeste a ser visitado. “Estamos visitando todos os estados do Nordeste. O procedimento inicial consiste em uma conversa com representantes da Secretaria Estadual de Justiça para compreender a situação do Estado no que diz respeito aos serviços prisionais”, pontua.

Vivian informa ainda que a pesquisa está dividida em três fases metodológicas. “A primeira consiste numa visita aos Estados, que inclui a realização de entrevistas e visitas às unidades prisionais. A segunda fase consiste em aplicar um questionário que deve ser respondido pela Secretaria de Justiça de cada Estado e, por fim, na terceira fase aplicaremos um questionário aos agentes penitenciários”, acrescenta.

As pesquisadoras do Depen devem visitar a Casa de Custódia, a Penitenciária Irmão Guido, a Colônia Agrícola Major César Oliveira, a Penitenciária Feminina de Teresina, além da nova Casa de Detenção Provisória “Capitão Carlos José Gomes de Assis”, inaugurada nessa segunda (11) no município de Altos.

Fonte: CCom