O Estado do Piauí ganhou um reforço importante no atendimento à população de cidades do interior: a Força Estadual da Saúde (FES-PI). A novidade é uma promoção do Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e consiste num programa de cooperação que tem o objetivo principal de garantir uma melhor assistência médica e cirúrgica para os municípios do interior, em diversas especialidades, a exemplo da cirurgia-pediátrica.
A FES-PI vai garantir, ainda, a prevenção de fatores de risco, doenças e agravos de relevância epidemiológica, prestação de assistência médica, odontológica e psicológica à população desassistida, bem como a implantação de instalações sanitárias em situações em que esteja caracterizado o risco à saúde pública. O lançamento oficial do novo programa aconteceu na manhã desta quinta-feira (24), no Palácio de Karnak, com a presença do governador Wilson Martins e dos médicos que compõem a Força.
“Trata-se de uma ação permanente e terá início nesta sexta-feira (25), no município de Floriano, especificamente, no Hospital Regional Tibério Nunes, onde serão realizadas 80 cirurgias em crianças que já passaram pela triagem da equipe médica da FES. Estamos começando com a cirurgia-pediátrica, mas, também vamos garantir assistência integral nas áreas de oftalmologia, ortopedia, cirurgia-geral, ginecologia e urologia”, explicou o coordenador geral da FES-PI, Gerardo Vasconcelos.
Para a primeira etapa da Força, em Floriano, uma equipe multiprofissional, composta por quatro cirurgiões, três anestesiologistas, três enfermeiros e quatro técnicos em enfermagem, conduzirá a realização dos procedimentos cirúrgicos. Todos os profissionais são efetivos e passaram por uma criteriosa seleção após realizarem inscrição pelo Portal da Saúde.
“Três quartos da população do Piauí vive no interior onde nós temos deficiência de profissionais de áreas médicas específicas. Mas, esses profissionais existem e estão concentrados em Teresina. Estamos estimulamos a interiorização do seu trabalho através da Força Estadual. São benéficos diversos, sobretudo, a ascensão da sua carreira e o aumento da sua remuneração”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia.
Ernani disse, ainda, que a Força terá um papel de ensino e aprendizagem. “Teremos um convênio com a Uespi, através da Facime, em que poderão estar os preceptores com os residentes, os acadêmicos e os médicos efetivos do Estado nos locais onde têm desassistência”, explicou.
Para o governador Wilson Martins, o lançamento da Força Estadual da Saúde é motivo de muito orgulho e de comemoração por parte de todos os piauienses. “Uma pessoa que sai de Corrente para operar uma catarata em Teresina vai deixar de fazer isso, porque no seu município ou na cidade de referência terá uma equipe pronta para atendê-la. Isso diminui o sofrimento, o constrangimento e o desconforto das pessoas, que, muitas vezes, saiam de sua cidade para andar por uma distância enorme em busca de um procedimento cirúrgico. Além disso, vamos garantir a diminuição da demanda gerada na capital em virtude da vinda de pacientes do interior”, enfatizou.
Fonte: CCom