O objetivo do projeto Piauí Praia Acessível é proporcionar momentos de lazer na praia às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no litoral piauiense. Oferecendo um serviço de turismo acessível, com um banho de mar assistido e com segurança, o projeto já realizou, aproximadamente, 4 mil atendimentos desde 2016.

Durante os fins de semana deste mês de julho, o atendimento está sendo reforçado com uma equipe da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) presente ao local do projeto, das 8h às 16h, oferecendo todo o apoio e suporte.

O gerente de projetos da Seid, professor Roberto Rocha, acredita que “o Piauí Praia Acessível é uma grande e importante iniciativa do Governo do Estado, por meio da Seid, pois proporciona às pessoas com deficiência o direito de cidadania ao lazer. Isso representa um ganho incalculável por oferecer a essas pessoas e aos seus familiares esse contato com o mar, ou seja, de desfrutar de um banho saudável e com segurança, gerando inclusão social a esse segmento da população”.

No fim de semana, dias 19, 20 e 21 de julho, além de atender piauienses, o projeto beneficiou também turistas de outros estados, como Pará e Maranhão.

Um dos exemplos é Vitória, turista do Pará que veio aproveitar as férias no litoral piauiense com a família e teve a oportunidade de usufruir de um banho de mar assistido e com segurança, no sábado (20). A família da Vitória disse estar muito satisfeita com os serviços oferecidos e, na oportunidade, demonstrou interesse em conhecer também a sede da Seid e o Ceir em Teresina.

Leonildo, de Caxias-MA, se emocionou com o Piauí Praia Acessível, pois estava há 10 anos sem entrar no mar. “Minha mãe precisa ver isso; eu entrando na água”. Ele se encantou pelo projeto e disse que pretende levar os amigos cadeirantes de Caxias, onde a maioria está há anos sem ter esse tipo de contato com o mar.

O projeto

A estrutura do local possui uma rampa de acesso ao mar com 70 metros de comprimento, além de banheiros adaptados e um espaço para guardar objetos. Para o banho de mar assistido são disponibilizadas cadeiras de rodas anfíbias, produzidas em material mais leve e resistente à maresia e à água salgada do mar.

Os serviços são oferecidos sempre nos períodos de alta temporada, eventualmente em feriados prolongados e por agendamento em qualquer período. As pessoas que desejarem usufruir do serviço devem se dirigir à sede do projeto, localizada na orla da Praia de Atalaia, no município de Luís Correia, com documento de identificação com foto e CPF para cadastro.

Agendamento e mais informações: (86) 99414-5805

Fonte: CCom