Caracteristicamente um município conhecido por suas temperaturas elevadas, Picos atingiu a marca de maior temperatura máxima do Brasil nas últimas 24 horas registrando 40,4°C. Das 20 maiores temperaturas registradas ontem (28) no país, 8 foram no Piauí, segundo apontou monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

Junto com Picos outras sete cidades piauienses registraram a maior temperatura do País na tarde de segunda. São elas Floriano (40°C), Oeiras (39,9°C), Campo Maior (39,5°C), Teresina (39,3°C), Castelo do Piauí (39,3°C), Piripiri (39,2°C) e São João do Piauí (39,0°C), nesta segunda-feira (28).

 

Os valores para esse mês estão ligeiramente acima da normal climatológica para a Capital, que é de 39°C.  Em terras já quentes, entre os meses de setembro a dezembro, a temperatura tende a ser maior que o comum. A explicação está no fenômeno climático “B-R-O-Bró”, que acontece neste período e é o responsável pelo forte calor.

 

De acordo com o Climatempo, uma massa de ar seco continua predominando no Nordeste nos próximos dias. A umidade do ar vai chegar em índices entre 15% e 20% nas horas mais quentes do dia e com isso o calor será intenso.

 

Reprodução/INMET

 

Queimadas

 

Com o tempo seco e as altas temperaturas as queimadas voltaram a assustar. Só ontem, segundo o Corpo de Bombeiros, foram mais de 150 focos de incêndios pelo Piauí.

 

Fonte: Meio Norte