Piauí registra redução de 45% de crimes violentos no Carnaval; Dados do trânsito ainda preocupam
Os índices de criminalidade no Piauí nesse período de Carnaval, realizado entre os dias 10 e 13 de fevereiro, se mostraram menores em relação ao mesmo período do ano passado (2023). Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
De acordo com o levantamento, este ano ocorreram seis mortes violentas intencionais durante a comemoração carnavalesca em todo o Piauí, uma redução de 45,45%. Em 2023 foram 11 casos.
O Comandante-geral da Polícia Militar no Piauí, coronel Scheiwann Lopes, a redução significativa é resultado do trabalho integrado das Forças de Segurança do estado.
“Durante a operação Carnaval, as Forças Integradas de Segurança estiveram presentes nos 224 municípios do nosso território piauiense, especificamente com reforços nas cidades com maior fluxo de pessoas. Estamos satisfeitos com o balanço geral inicial, que mostra uma redução no número de mortes violentas intencionais, bem como nos casos de roubos, furtos e mortes no trânsito. Isso reflete um trabalho eficiente, eficaz e integrado das forças de segurança, visando proporcionar paz e tranquilidade a todos os piauienses e visitantes durante o Carnaval”, afirmou o comandante-geral da PM-PI.
No trânsito, o levantamento apontou que 7 pessoas foram vítimas fatais durante esse Carnaval. No ano passado foram 12. O dado engloba desde ocorrências de homicídio culposo no trânsito até acidentes fatais em que a própria vítima foi responsável pelo ocorrido.
O diretor de Operações de Trânsito, Fernando Aragão, destacou que essa redução consolidou-se graças às ações policiais realizadas em todo o estado.
“Tivemos números bastante positivos em relação à violência no trânsito. Este ano intensificamos ações integradas por todo o estado no período pré e durante o Carnaval, com o objetivo de salvar vidas e diminuir o número de sequelados. Houve uma redução no número de óbitos, mostrando que a população piauiense tem entendido a importância do respeito às leis de trânsito”, afirmou o diretor.
Para a SSP-PI, um dado ainda considerado alarmante foi o número de pessoas conduzidas por embriaguez ao volante. Foram 38 conduções devido a esse crime. Em 2023 foram 22.
Com informações da SSP-PI