Alunos da escola Augustinho Brandão já ganharam medalhas em outras edições da OBMEP (Foto: José Alves Filho)
Alunos da escola Augustinho Brandão já ganharam medalhas em outras edições da OBMEP (Foto: José Alves Filho)

O resultado da 11º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), destaca o ótimo desempenho das escolas do Piauí, que estão nas melhores do país. Segundo o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), as cinco escolas com o melhor desempenho estão no Piauí, Minas Gerais e em Santa Catarina. Além disso, os alunos do Piauí conquistaram 03 medalhas de ouro, 07 de prata, 26 de bronze, e outros 540 estudantes ganharam o certificado de menção honrosa.

“Estamos muito contentes com o resultado, o objetivo da Olimpíada é incentivar e promover o estudo da matemática e a descoberta de talentos”, relatou Leila Medeiros, coordenadora da Obmep no Estado, garantindo que a ampliação dos resultados é fruto do trabalho desenvolvido nas escolas. “Nós estamos avançando a cada ano e isso se deve ao empenho do nosso grupo de professores e a dedicação dos nossos alunos.”, explicou.

No total, segundo o Impa, 48.784 estudantes em todo o Brasil foram premiados: 500 conquistaram a medalha de ouro, 1.500 ficaram com a medalha de prata, 4.501 levaram a medalha de bronze, e 42.283 estão na lista de menções honrosas do evento. Os medalhistas ainda serão contemplados com um convite para participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) em 2016.

Teresina recebe oito medalhas

Este foi um fim de semana de conquistas também para os alunos das escolas públicas do município de Teresina. Teresina conquistou um total de oito medalhas com a turma de matemática do Programa Cidade Olímpica Educacional.

O aluno Pablo Andrade, da Escola Municipal Valter Alencar, é um dos mais aplicados nas aulas que acontecem aos sábados e foi o único medalhista de ouro da capital. Três medalhas de prata, quatro de bronze e mais 15 menções honrosas completam a lista de vitórias dos estudantes nessa edição da Olimpíada.

Fonte: Meio Norte