Fábio Xavier ajuda a recriar o PL. (Foto: Reprodução)
Fábio Xavier ajuda a recriar o PL. (Foto: Reprodução)

O primeiro semestre de 2015 será a época de mudança de partidos para os políticos insatisfeitos com suas legendas. No próximo ano, o Piauí terá pelo menos duas novas siglas. O Partido Liberal – PL – e o Partido Muda Brasil – PMB – estão em fase de criação e seus líderes acreditam que até o final de maio as duas legendas já estarão com o registro concedido pelo Tribunal Superior Eleitoral –TSE.

O deputado estadual eleito Fábio Xavier, presidente do PR no Piauí, está à frente do processo de recolhimento de assinaturas para a criação do PMB no Piauí. Ele afirma que estaria apenas ajudando, mas não pretende deixar o PR. O presidente do PMB no Piauí deve ser o médico Leonardo Eulálio.

Segundo Fábio Xavier, um deputado federal e dois deputados estaduais eleitos já estariam negociando uma possível filiação à nova legenda. Ele afirma que em todo Brasil a futura sigla já conseguiu o total de 40 mil assinaturas. Ao todo serão necessárias cerca de 500 mil assinaturas para a criação da legenda. A legislação que regulamenta o funcionamento dos partidos (Lei 9096/1995) estabelece o registro do estatuto na Justiça Eleitoral mediante comprovação de apoio do número de eleitores correspondentes a 0,5% dos votos válidos dados na última eleição para a Câmara dos Deputados.

“Minha função tem sido de ajudar na coleta das assinaturas necessárias. Mas continuamos filiados ao PR. Estamos conversando com alguns deputados eleitos e acredito que será possível a adesão de alguns insatisfeitos ao PMB no próximo ano”, destacou.

Já a criação do PL no Piauí tem sido liderada pelo deputado eleito Georgiano Neto (PSD), filho do deputado federal reeleito Júlio César (PSD). A criação do PL nacional é comandada pelo presidente do PSD e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A ideia de Kassab é recriar o PL para atrair políticos com mandatos e ampliar seu poder no cenário político nacional.

No Piauí, um grupo político liderado por Walter Brito já recolhe assinaturas para recriação do partido e a ideia é formalizar o PL já no primeiro semestre de 2015. De acordo com Georgiano, não há nada de conclusivo e as conversas ainda estão em andamento.

“Recebi uma ligação do ex-prefeito Gilberto Kassab me convidando para uma reunião em Brasília. Lá, ouvi atentamente sobre a ideia e não fechamos portas ao diálogo. Uma decisão só será tomada depois de avaliar todas as questões”, afirmou Georgiano.

Fonte: Jornal O Dia